Do Mundo-Nipo
Uma organização sem fins lucrativos está construindo um museu para abrigar informações sobre o pior acidente nuclear do Japão.
O museu ficará localizado a cerca de 80 km do responsável pela crise nuclear no Japão, desencadeada em 11 de março de 2011, quando a usina de energia nuclear Fukushima Daiichi ou Fukushima 1 foi atingida pelo tsunami, em consequência de um terremoto de 9 graus de magnitude, que devastou parte do nordeste japonês.
Mari Obuchi, chefe do Auschwitz Peace Museum Japan e integrante da organização sem fins lucrativos (NPO), explicou como será o Fukushima Nuclear Disaster Information Center, que já está em construção e, segundo o jornal Asahi, será abrigado por uma edificação com cerca de 200 metros quadrados, em estrutura de madeira, e com eletricidade que será gerada através de energia solar.
O Auschwitz Peace Museum Japan foi inaugurado em 2003, em Shirakawa, e exibe pertences de vítimas das câmaras de gás em Auschwitz.
Segundo Obuchi, as informações em relação à radiação serão fornecidas por grupos de proteção ambiental e grupos pacifistas da região metropolitana de Tóquio, e também de outros lugares. O museu pretende mostrar uma relação atualizada de áreas com baixa radiação, onde as crianças de Fukushima poderão visitar durante a semana.
A NPO espera que o Museu de Fukushima possa desempenhar um papel semelhante ao Museu da Paz de Hiroshima e de Nagasaki, que têm exposições sobre a devastação causada pelos bombardeios atômicos em agosto de 1945.
A NPO também planeja trabalhar em conjunto com o Museu de Kyoto para a Paz Mundial, na Universidade Ritsumeikan, para exposições especiais.
A NPO está em busca de doações no valor de 100 milhões de ienes (cerca de 1,05 milhão de dólares) para ajudar nos custos da construção. O número de telefone do Auschwitz Peace Museum é +81- (0) 248-28-2108.
Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.