Organização pede doações para concluir museu sobre acidente nuclear de Fukushima

O museu está sendo construído a cerca de 80 km da usina de energia nuclear Fukushima Daiichi ou Fukushima 1.

Do Mundo-Nipo

Uma organização sem fins lucrativos está construindo um museu para abrigar informações sobre o pior acidente nuclear do Japão.

O museu ficará localizado a cerca de 80 km do responsável pela crise nuclear no Japão, desencadeada em 11 de março de 2011, quando a usina de energia nuclear Fukushima Daiichi ou Fukushima 1 foi atingida pelo tsunami, em consequência de um terremoto de 9 graus de magnitude, que devastou parte do nordeste japonês.

 

Mari Obuchi (Imagem: Reprodução / Asahi Shimbun)
Mari Obuchi, chefe do Auschwitz Peace Museum Japan e integrante da NPO explicou como será o museu (Imagem: Reprodução / Asahi Shimbun)

 

Mari Obuchi, chefe do Auschwitz Peace Museum Japan e integrante da organização sem fins lucrativos (NPO), explicou como será o Fukushima Nuclear Disaster Information Center, que já está em construção e, segundo o jornal Asahi, será abrigado por uma edificação com cerca de 200 metros quadrados, em estrutura de madeira, e com eletricidade que será gerada através de energia solar.

O Auschwitz Peace Museum Japan foi inaugurado em 2003, em Shirakawa, e exibe pertences de vítimas das câmaras de gás em Auschwitz.

Segundo Obuchi, as informações em relação à radiação serão fornecidas por grupos de proteção ambiental e grupos pacifistas da região metropolitana de Tóquio, e também de outros lugares. O museu pretende mostrar uma relação atualizada de áreas com baixa radiação, onde as crianças de Fukushima poderão visitar durante a semana.

A NPO espera que o Museu de Fukushima possa desempenhar um papel semelhante ao Museu da Paz de Hiroshima e de Nagasaki, que têm exposições sobre a devastação causada pelos bombardeios atômicos em agosto de 1945.

A NPO também planeja trabalhar em conjunto com o Museu de Kyoto para a Paz Mundial, na Universidade Ritsumeikan, para exposições especiais.

A NPO está em busca de doações no valor de 100 milhões de ienes (cerca de 1,05 milhão de dólares) para ajudar nos custos da construção. O número de telefone do Auschwitz Peace Museum é +81- (0) 248-28-2108.

 

Para saber mais sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Chinês é preso por matar duas pessoas e deixar outras 6 feridas em Hiroshima

Next Article

Patinação no Gelo: Kim garante 1º lugar no programa curto do Mundial de London

Related Posts