Os icônicos trens de inspeção conhecidos como Doctor Yellow estão prestes a se aposentar no Japão. Operados pela West Japan Railway (JR West) e Central Japan Railway (JR Tokai), esses trens amarelos brilhantes serão retirados de serviço a partir de janeiro do ano que vem, com planos para eventos de despedida que darão aos fãs a chance de agradecer ao brilhante shinkansen amarelo por manter seguros os serviços de alta velocidade do país, informou a mídia local.
Segundo noticiou o Asahi Shimbun, tanto a JR Tokai como JR West afirmaram que não substituirá o Doctor Yellow por outro trem de inspeção. Em vez disso, inspecionará as condições dos trilhos e fios aéreos dos trens-bala por meio dos modernos shinkansen N700S, que serão equipados com dispositivos de inspeção para uso em operações regulares, ou seja, esses trens vão inspecionar trilhos e outros aspectos ao mesmo tempo que operam normalmente como trem-bala de passageiros.
Introduzidos em 2001, os Doctor Yellows realizam inspeções ferroviárias, verificando trilhos, fios aéreos e sinais aproximadamente uma vez a cada 10 dias. A crença de que avistar um Doctor Yellow em serviço de inspeção é sinal de boa sorte devido à falta de divulgação de seus horários e rotas.
Atualmente, tanto a JR West quanto a JR Tokai operam trens de inspeção Doctor Yellow usando a série 700 do Shinkansen. No entanto, as características operacionais e outras qualidades dos trens da série 700 são inferiores às dos mais recentes trens N700S, de acordo com a Kyodo News.
Com melhorias nos métodos de inspeção usando trens-bala em operações regulares, a JR Tokai planeja encerrar os trens de inspeção a partir de janeiro de 2025, enquanto a JR West fará o mesmo em 2027 ou depois.
Ambas operadoras informaram que planejam realizar vários eventos para os fãs se despedirem dos icônicos Doctor Yellow, incluindo a oportunidade única de andar como passageiro do famoso trem-bala amarelo.
== Mundo-Nipo (MN)
Foto em Destaque: Depositphotos
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.