Do Mundo-Nipo
Mais cidades em cinco províncias japonesas adotaram a mesma medida tomada pelo Conselho de Educação de Kariya, na província de Aichi, em abril deste ano, quando decidiu impor limites às crianças que costumam mexer em smartphones à noite, uma medida até então inédita no Japão, informou nesta terça-feira (14) a imprensa japonesa.
Segundo o jornal ‘The Asahi Shimbun’, cidades nas províncias de Ishikawa, Shizuoka, Hyogo, Kumamoto e Fukuoka limitaram o uso de smartphones aos alunos cursando shoukakkou (ensino fundamental básico – crianças de 6 a 12 anos) e chuugakkou (ensino fundamental intermediário – crianças de 13 a 15 anos). As crianças agora não podem usar os aparelhos depois das 21h ou 22h.
A intenção principal é evitar problemas envolvendo o uso de aplicativos de mensagens instantâneas e o acesso a sites impróprios para crianças. O conselho de educadores também deseja que os alunos se concentrem melhor nas lições em casa e tenham um bom relacionamento familiar.
As associações de pais e mestres enviaram comunicados às famílias com as novas orientações, apelando aos pais dos alunos a recolherem os aparelhos no horário determinado. Além disso, as escolas também querem que os responsáveis ativem filtros para limitar o acesso a sites impróprios para menores, principalmente os pornográficos.
O sucesso dessa medida, no entanto, dependerá exclusivamente da determinação das famílias para se concretizado.
CIDADES QUE ADOTARAM A MEDIDA
Kaga (Ishikawa)
Até 21h para alunos do shoukakkou e chuugakkou
Shizuoka (todas as cidades da província)
Até 21h para alunos do shoukakkou e até 22h para alunos do chuugakkou
Kariya (Aichi)
Até 21h para alunos do shoukakkou e chuugakkou
Taka (Hyogo)
Até 21h para alunos do shoukakkou e chuugakkou
Hitoyoshi (Kumamoto)
Até 21h para alunos do shoukakkou e chuugakkou
Fukuoka (capital da província)
Até 22h para alunos do shoukakkou e chuugakkou
Fontes: Revista Online Alternativa jp. / Asahi Shmbun
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.