A partir de agora, imperadores do Japão serão cremados em invés de sepultados, diz agência

A decisão de modificar o rito mortuário dos imperadores foi tomada por pedido expresso do imperador Akihito.

Do Mundo-Nipo

A Agência da Casa Imperial Japonesa anunciou nesta quinta-feira (14) que, a partir de agora, os imperadores do Japão serão cremados e suas cinzas repousarão junto aos de seus consortes em um mesmo espaço, quebrando a tradição de sepultamento imperial que remonta a mais de 350 anos, ritual que era a norma para os monarcas e seus cônjuges desde o Período Edo.

 

Cemitério Imperial do Japão (Foto: Distribuição/Agência da Casa Imperial)
A decisão de modificar o rito mortuário dos imperadores foi tomada por pedido expresso do imperador Akihito (Foto: Distribuição/Agência da Casa Imperial)

 

A decisão de modificar o rito mortuário dos imperadores foi tomada por pedido expresso do imperador Akihito, que solicitou a cremação e a integração dos dois túmulos imperiais em apenas um, de acordo com o comunicado de Noriyuki Kazaoka, chefe da Agência da Casa Imperial.

Há tempos que o imperador demonstra sua preocupação com a falta de espaço no Cemitério Imperial de Musashi, situado a oeste de Tóquio, e no qual jazem os restos dos imperadores das eras Taisho (1912-1926) e Showa (1926-1989).

Espera-se que com sua integração, os túmulos de Akihito e da imperatriz Michiko ocupem cerca de 3.500 metros quadrados, uma redução de cerca de 80% em relação aos espaços ocupados pelos do imperador Showa e da imperatriz Kojun, pais de Akihito.

Com uma extensão próxima aos 460 mil metros quadrados, o Cemitério Imperial abrigará os atuais imperadores do Japão no espaço a oeste do recinto do imperador Taisho.

Quando o imperador ou a imperatriz falecer, uma cerimônia mortuária será realizada em um necrotério temporário no Cemitério Imperial, que será construído de uma forma tradicional. Após a cremação, uma nova capela mortuária será construída no mesmo lugar, de acordo com o chefe Noriyuki Kazaoka.

As informações são da agência Kyodo e do Jiji Press.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Economia do Japão avança 0,5% no 3º trimestre

Next Article

Agricultores retomam produção de caqui seco em Fukushima

Related Posts