Do Mundo-Nipo
Cerca de 6 mil pessoas participaram de uma cerimônia para marcar os 69 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Patrocinada pelo governo em Tóquio, a cerimônia homenageou as almas de mais de 3 milhões de pessoas que morreram na guerra, conforme noticiou nesta sexta-feira (15) a ‘NHK’, principal emissora pública do Japão.
Além da presença do primeiro ministro Shinzo Abe, o evento contou com a presença do imperador Akihito e de sua esposa, a imperatriz, que sentaram-se em frente de um altar decorado com flores de crisântemo.
Em discurso, Abe disse que “jamais esquecerá que a data na qual se comemora a paz e prosperidade é resultado do sacrifício daqueles que morreram na guerra”. O premiê destacou que as lições aprendidas com os erros do passado lhe ajudam a desenhar um Japão que beneficie as gerações de hoje e do futuro.
O imperador Akihito expressou suas esperanças de que “os horrores da guerra jamais venham a ser repetidos”. Disse ainda que vai rezar para os milhares de mortos na fatídica guerra e por uma paz mundial, bem como “uma contínua prosperidade do Japão”.
Cerca de 80% dos participantes da cerimônia eram pessoas na faixa etária acima dos 70 anos. Uma participante idosa, Iso Namba, de 100 anos, disse a ‘NHK’ que perdeu seu marido durante uma batalha desencadeada na ilha de Luzón, na Filipinas, meio ano antes do fim da guerra.
A centenária contou que, durante a guerra, “todos os seus amigos morreram em consequência dos terríveis ataques aéreos”, o que a fez cogitar, na época, que sua vida seria breve e que “jamais pensaria em viver até os seus atuais 100 anos”. A simpática idosa manifestou ainda o desejo de que “a paz siga reinando no Japão para todo o sempre”.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.