Apreensão de drogas estimulantes no aeroporto de Narita quase duplica em 2013

O valor apreendido é o mais elevado desde que o aeroporto de Narita foi inaugurado, em 1978.

Do Mundo-Nipo

Drogas apreendidas no aeroporto de Narita em 2013 (Imagem: Reprodução/ANN News)
O valor apreendido é o mais elevado desde que o aeroporto de Narita foi inaugurado, em 1978 (Imagem: Reprodução/ANN News)

A Alfândega de Tóquio informou que foram confiscados no aeroporto de Narita, em Tóquio, um total de 269 quilos de drogas estimulantes, como cocaína e anfetaminas, em 2013, o que representa cerca de 1,6 vezes mais que em 2012 e um aumento significativo em relação ao recorde anterior de 232 quilos, apreendidos em 2010.

Segundo o relatório alfandegário, divulgado na terça-feira (18), o total confiscado tem um valor de mercado estimado em cerca 18,8 bilhões de ienes, aproximadamente R$ 440 milhões, o mais elevado desde que o aeroporto de Narita foi inaugurado, em 1978.

Agentes da Alfândega atribuem à alta exponencial ao aumento de contrabando de estimulantes procedentes de países asiáticos, principalmente da Índia. “Tentativas em grande escala de contrabando de estimulantes da Índia aumentou significativamente”, disse um agente da Alfândega, acrescentando que a grande quantidade apreendida representa uma “situação extremamente grave”.

O Japão é um país que aplica uma política de “tolerância zero” nos casos relacionados com posse, venda e consumo de qualquer tipo de droga, com penas que variam até cinco anos de prisão e, em casos de tráfico, sem direito a liberdade condicional.

(Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha em baixa de 0,51%

Next Article

Navio quebra-gelo japonês desencalha após dois dias na Antártida

Related Posts