Japão é segundo colocado no ranking da OCDE sobre educação

O ranking da OCDE compreende 36 países, no qual o Japão figura como 2º colocado, enquanto o Brasil amarga a penúltima posição.

Do Mundo-Nipo

A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mantém um ranking da educação em 36 países, no qual o Japão aparece em segundo, enquanto o Brasil amarga a penúltima posição, à frente somente do México.

No relatório, a OCDE destaca que a educação possui um papel extremamente importante em fornecer às pessoas o conhecimento, as habilidades e as competências necessárias para uma participação efetiva na sociedade e na economia. Além disso, a educação pode melhorar a vida das pessoas em áreas como saúde, engajamento cívico, interesse político e felicidade. Estudos demonstram que pessoas instruídas vivem mais, participam mais ativamente da política e da comunidade onde vivem, cometem menos crimes e necessitam menos de assistência social.

Como critérios avaliados pela organização estão o desempenho dos alunos no PISA (Programa da OCDE de Avaliação Internacional do Aluno), a média de anos que os alunos passam na escola e a porcentagem da população que está cursando ensino superior. A Finlândia lidera o ranking no quadro geral.

No que diz respeito às habilidades dos alunos, Japão e Coreia são os países com melhor desempenho na OCDE, com pontuações médias no PISA de 538 e 537, respectivamente.

Outros países da OCDE com bom desempenho nesse quesito incluem Finlândia (529), Estônia (523), Holanda (522) e Canadá (522). O país da OCDE com menor desempenho, México, obteve pontuação média de 417. Isso significa que a diferença entre os países na OCDE de melhor e pior desempenho é de 121 pontos. A diferença em relação ao Brasil é ainda maior, sendo que 132 pontos separam o desempenho médio do Brasil e do Japão.

A classificação da última edição do ranking da OCDE ficou assim: (1) Finlândia, (2) Japão, (3) Suécia, (4) Coreia do Sul, (5) Polônia, (6) Alemanha, (7) Austrália, (8) Estônia, (9) Eslovênia, (10) Canadá, (11) Nova Zelândia, (12) Islândia, (13) República Checa, (14) Dinamarca, (15) Bélgica, (16) Suíça, (17) Noruega, (18) Holanda, (19) Estados Unidos, (20) Hungria, (21) Irlanda, (22) Eslováquia, (23) Áustria, (24) Grécia, (25) Rússia, (26) Reino Unido, (27) França, (28) Espanha, (29) Itália, (30) Israel, (31) Luxemburgo, (32) Portugal, (33) Chile, (34) Turquia, (35) Brasil, (36) México.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

"Destiny" será exclusivo para PlayStation no Japão

Next Article

Torcedores japoneses fazem festa e são maioria no estádio em Natal

Related Posts