Do Mundo-Nipo
O partido do governo japonês (PLD, Partido Liberal Democrata) formou um comitê no Parlamento para discutir a possível criação de um imposto sobre o uso de telefones móveis, que incluiu celulares convencionais e smartphones, de acordo com informações do jornal japonês Sankei.
O comitê, presidido por Yasuhide Nakayama, alega que os proventos captados pelo imposto seria usado como recursos para promover medidas de segurança contra o envolvimento de menores em crimes originados através das redes sociais, que normalmente são acessadas pelo celular, conforme informou o jornal em sua publicação na quinta-feira (19).
O comitê, no entanto, não detalhou o valor e nem a forma como esse imposto seria cobrado aos usuários de celular. A hipótese mais provável é de que a taxa seja anual e cobrada a partir do momento em que o usuário adquirir aparelhos de telefones móveis como smartphones de os tradicionais celulares.
A ideia tem gerado protestos, principalmente na internet, com usuários afirmando, inclusive, que iriam abandonar o uso dos dispositivos de telefonia móvel.
Alheios a isso, os parlamentares acreditam que o projeto será aceito e as pessoas pagarão a taxa sem problemas, assim como é comum hoje em dia desembolsar dinheiro para pagar a taxa de imposto sobre veículos, por exemplo.
Ainda de acordo com a publicação, o comitê deverá apresentar um relatório mais detalhado no próximo outono, no qual irá especificar se o imposto será estendido aos tablets.
Fonte: Revista Alternativa/Via jornal Sankei.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.