Japão aprova duas leis para preparo contra grandes terremotos

O governo pretende designar áreas que necessitam de medidas especiais contra tsunamis.

Do Mundo-Nipo

A Dieta do Japão promulgou duas leis nesta sexta-feira (22) para se preparar melhor contra grandes terremotos que podem causar danos a Tóquio e outras metrópoles.

 

Faixa de Nankai (Imagem reprodução)
Falha geológica de Nankai (Imagem reprodução)

 

Uma das leis aprovadas é uma revisão da legislação em vigor para lidar com um terremoto ao longo da falha geológica de Nankai.

A revisão foi realizada depois que o governo japonês elevou suas projeções de danos após o terremoto de março de 2011.

O governo estima que um terremoto na Falha de Nankai possa matar 320 mil pessoas, causando um tsunami que poderia atingir 21 províncias do país.

Ele pretende designar áreas que necessitam de medidas especiais contra tsunamis e aumentar o apoio financeiro para as autoridades locais construírem instalações de evacuação.

A outra lei aprovada abrange a possibilidade de um terremoto com epicentro abaixo de Tóquio, a primeira vez que este cenário é envolvido.

A lei insta o governo a designar áreas em Tóquio e quatro províncias vizinhas que precisem de uma melhor preparação contra terremotos, bem como um plano para manter as funções centrais da capital.

O governo está elaborando planos e designando áreas que necessitem de medidas especiais.

As informações são da rede NHK.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Navio de ajuda do Japão chega às Filipinas

Next Article

Número de mortos por tufão nas Filipinas aumenta para 5.200

Related Posts