Ciclistas infratores serão multados sob nova lei de trânsito no Japão

Entre as penalidades estão o uso de celular durante a condução e avanço de sinal, que pode gerar multa de até 12 mil ienes, enquanto pedalar alcoolizado pode gerar penas de prisão ao ciclista infrator.
Ciclistas são revistados pela polícia de Osaka | Foto Arquivo / Kyodo Images
Ciclistas são revistados pela polícia em Osaka | Foto Arquivo / Kyodo Images

O Japão implementará uma lei de trânsito revisada a partir de abril de 2026, que introduzirá multas para infrações de trânsito consideradas menores, como o uso de celular enquanto anda de bicicleta ou a desobediência a semáforos. A informação foi divulgada pela polícia nesta quinta-feira (24), segundo a agência Kyodo.

Conforme a nova regulamentação, a polícia poderá emitir multas azuis para indivíduos com 16 anos ou mais que cometem mais de 100 infrações. A principal vantagem dessa nova abordagem é que o pagamento da multa isenta o infrator de ser indiciado, numa tentativa de coibir comportamentos arriscados por parte dos ciclistas infratores.

Atualmente, os ciclistas estão sujeitos a uma multa vermelha por cerca de 20 infrações graves, que incluem andar sob a influência de álcool. Essas multas vermelhas desencadeiam investigações que podem levar a processos criminais, gerando um ônus tanto para as autoridades quanto para os infratores.

As novas multas azuis poderão ser aplicadas em situações em que o ciclista não siga as instruções de um policial ou crie situações de perigo no trânsito. Os valores dessas multas foram estabelecidos em 12.000 ienes (aproximadamente US$ 84 ou R$ 480) para o uso do celular durante a condução, 6.000 ienes para a desobediência a semáforos, 5.000 ienes por andar de bicicleta segurando um guarda-chuva ou ouvindo música com fones de ouvido, e 3.000 ienes para aqueles que transportam garupas.

A lei revisada também estipula que os ciclistas devem manter-se à esquerda nas estradas sempre que possível, e que os veículos devem ultrapassar as bicicletas respeitando uma velocidade segura. Diante do crescente uso de bicicletas como meio de transporte, especialmente durante a pandemia de Covid-19, o governo japonês tem implementado medidas na tentativa de reduzir os acidentes envolvendo ciclistas. Em novembro de 2024, foram introduzidas penas de prisão e multas para ciclistas que pedalarem sob a influência de álcool ou que representem perigo ao trânsito ao utilizar o celular.

== Mundo-Nipo (MN)

Verificado por Gemini: Esta notícia foi analisada e verificada por Gemini, uma ferramenta de inteligência artificial de ponta. Quer saber mais sobre como garantimos a precisão das informações que você lê? Acesse Gemini revisor de texto.


Descubra mais sobre Mundo-Nipo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

Veja mais dessa categoria