Japão cai para 105ª posição no ranking mundial de igualdade de gênero

Esta foi a terceira queda consecutiva do Japão no ranking calculado anualmente, marcando a pior pontuação entre os países industrializados.

Do Mundo-Nipo

O Japão caiu para 105ª posição entre os 136 países no ranking mundial de igualdade de gênero divulgado nesta sexta-feira (25) pelo Fórum Econômico Mundial.

Esta foi a terceira queda consecutiva do Japão no ranking calculado anualmente, marcando a pior pontuação entre os países industrializados.

A queda de quatro posições do Japão foi atribuída a um declínio no número de parlamentares do sexo feminino, um dos fatores levantados pelo instituto de pesquisa suíço, que analisa a situação das mulheres na economia, educação, política e saúde por meio de indicadores numéricos.

Os dados divulgados pelo instituto mostram quase nenhuma diferença entre os sexos no Japão, em termos de oportunidades de educação e saúde. Mas o relatório aponta para grandes lacunas na participação econômica, igualdade salarial e promoção para cargos de gestão .

A Islândia ocupou o 1º lugar no ranking pelo quinto ano consecutivo, seguido da Finlândia e Noruega. Entre os países da Ásia e Pacífico, as Filipinas ficaram em 5º – melhor pontuação entre os países asiáticos – e Nova Zelândia em 7º. Os Estados Unidos ficaram na 23ª e a China 69º. A Coreia do Sul ficou em 111º.

Países muçulmanos com limitadas oportunidades educacionais tiveram alguns dos mais baixos rankings. O Paquistão ficou em 135º e o Iêmen em 136º, último lugar .

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Crianças de Fukushima têm força física prejudicada devido aos temores de radiação

Next Article

Príncipe Naruhito e princesa Masako visitarão o nordeste do Japão em novembro

Related Posts