Solidão é principal causa de evasão escolar no leste do Japão

Estudo realizado com 40 mil alunos, cursando desde o ensino fundamental ao médio, revelou que a dificuldade em relacionar-se com os colegas é a principal razão para não ir à escola.
Alunos em sala de aula no Japão | ©Shutterstock / Free
©Shutterstock / Free

Uma pesquisa abrangente realizada pelo Conselho de Educação da Prefeitura de Tochigi, localizada na região de Kanto, no leste do Japão, revelou um quadro alarmante sobre a evasão escolar na região. O estudo, realizado em todas as escolas públicas da prefeitura e que envolveu cerca de 40.000 alunos do sexto ano e segundo ano do ensino fundamental e médio, tendo uma taxa de resposta de 72,8%, apontou que a principal razão para as faltas é a dificuldade em construir relacionamentos com os colegas.

Dificuldades em construir amizades

De acordo com o jornal Mainichi, quando questionados sobre o motivo para querer faltar à escola, com múltiplas respostas permitidas, 40% dos alunos do ensino fundamental e médio citaram “relacionamentos com amigos” como a principal razão. Desse total, 22,8% dos alunos do sexto ano, 28,1% dos alunos do segundo ano do ensino fundamental e 37,7% dos alunos do segundo ano do ensino médio responderam que já pensaram em faltar à escola por esse motivo.

Além disso, 6,2%, 8,6% e 10,0% dos alunos desses grupos, respectivamente, realmente faltaram à escola devido a problemas de relacionamento.

Dificuldade em buscar ajuda

Um dado preocupante é que 36,2% dos alunos do sexto ano, 45,1% dos alunos do ensino fundamental e 48,4% dos alunos do ensino médio afirmaram não consultar ninguém quando desejam faltar à escola.

Quando questionados sobre os motivos para não procurar ajuda, quase 40% dos alunos escolheram opções como “Eu não sabia o que dizer e como dizer”, “Achei que isso incomodaria a pessoa com quem falei” e “Fiquei preocupado(a) com a reação da pessoa se eu falasse com ela sobre isso”. Cerca de 20% deles selecionaram “Não tenho com quem conversar”.

Preocupação dos pais

Uma pesquisa paralela com pais de alunos com faltas frequentes revelou que 45,8% dos pais de alunos do ensino fundamental citaram “relacionamento com os professores” como o principal motivo para a ausência dos filhos, enquanto 42,5% apontaram “a atmosfera na escola ou na sala de aula”. Para os alunos do ensino médio, “má condição física” foi o fator mais popular, com 41,7%.

Os pais também expressaram suas expectativas em relação às escolas. Uma alta porcentagem deles deseja que as escolas forneçam um ambiente mais acolhedor, consultem os alunos e responsáveis sobre notificações de frequência e outros assuntos, e “ouçam atentamente as preocupações das crianças e entendam seus sentimentos”.

Utilização de recursos e expectativas dos pais

Em relação ao uso de instalações como salas diferentes das salas de aula, centros municipais de apoio educacional e escolas privadas alternativas gratuitas, cerca de metade dos alunos do ensino fundamental e médio que estavam ausentes por um mês ou mais usaram centros municipais de apoio educacional, enquanto os alunos do ensino médio usaram com mais frequência salas separadas, pouco menos de 20%.

Alguns entrevistados disseram que “não sabiam” que essas facilidades estavam disponíveis. O uso de conselheiros escolares foi maior entre pais de alunos do ensino fundamental e médio, enquanto foi maior entre as crianças do ensino médio.

Impacto e soluções

A evasão escolar causada por problemas de relacionamento tem consequências graves para os alunos, como baixo rendimento, problemas de comportamento e dificuldades de adaptação social, podendo levar a criança ao completo isolamento social.

Para enfrentar esse desafio, as escolas japonesas estão buscando implementar diversas iniciativas, como programas de mentoria, atividades extracurriculares e treinamento de professores. Além disso, a pesquisa destaca a importância do envolvimento das famílias e da comunidade escolar na prevenção da evasão.

== Mundo-Nipo (MN)

Verificado por Gemini: Esta notícia foi analisada e verificada por Gemini, nossa ferramenta de inteligência artificial de ponta. Quer saber mais sobre como garantimos a precisão das informações que você lê? Acesse Gemini revisor de texto.


Descubra mais sobre Mundo-Nipo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Total
0
Shares

Deixe um comentário

Veja mais dessa categoria