Atualizado em 27/01/2013 às 18:01
Do Mundo-Nipo
O número de visitantes estrangeiros no Japão subiu em 2012 e se aproxima do recorde de 2010, recuperando-se da queda sofrida após março de 2011, devida ao terremoto seguido de tsunami no nordeste do país e da grave crise nuclear, que ainda perdura até os dias atuais.
De acordo com estimativas divulgadas na sexta-feira (25) pela Organização Nacional de Turismo do Japão, 8,37 milhões de estrangeiros visitaram o Japão no ano passado, tanto para negócios como para turismo. Isso representou um aumento de 34,6% sobre 2011, quando desastres naturais e o acidente na usina de energia nuclear Fukushima Daichii mantiveram muitos estrangeiros à distância por medo de contaminação radioativa.
Embora o ano passado tenha registrado o segundo maior número de visitantes no país, o número está 2,8% abaixo do recorde estabelecido em 2010.
O governo havia estabelecido uma meta de 9 milhões de visitantes estrangeiros em 2012. Mas no geral, houve uma recuperação quase total dos efeitos dos desastres, segundo informações de um representante da Organização.
Embora a Coreia do Sul tenha registrado o maior número de visitantes ao Japão, o número caiu 16,2% a partir de 2010, devido não só a preocupações sobre o acidente nuclear, mas também em consequência da desvalorização do won em relação ao iene. Houve uma ligeira melhora em dezembro de 2012, quando o número de visitantes foi de apenas 1,3% inferior ao nível de 2010.
Os visitantes chineses aumentaram 1,2% em relação a 2010. Entretanto, o cancelamento de um grande número de excursões do grupo, após o Governo japonês ter comprado em setembro de 2012 três ilhas integrantes das Ilhas Senkaku, disputas por ambos os países, levou a uma queda acentuada no número de visitantes chineses.
Enquanto isso, a desregulamentação do setor em Taiwan levou a um número recorde de visitantes em 2012.
O forte crescimento económico no sudeste da Ásia também elevou o número de visitantes ao Japão em 2012, que registrou no ano, um recorde de visitantes da Tailândia, Malásia, Indonésia e Vietnã.
Para ler mais notícias sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.