O talentoso arquiteto Ruy Ohtake morreu em São Paulo, aos 83 anos, em decorrência de um tipo severo de câncer de medula, informou a assessoria do arquiteto neste sábado (27).
Famoso por suas obras marcantes em São Paulo, o premiado arquiteto era filho da renomada artista plástica japonesa, naturalizada brasileira, Tomie Ohtake.
Um velório fechado foi realizado em sua residência, apenas para familiares. Segundo o G1, o corpo foi cremado no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.
Principais obras de Ruy Ohtake
Com formas geométricas bem definidas e cores marcantes, suas obras são reconhecidas de longe pela capital paulista, com destaque para o Hotel Unique e o colorido prédio em tons azul e lilás do Instituto que leva o nome da mãe de Ruy, ou seja, o Instituto Tomie Ohtake.
Outra das grandes obras assinadas por Ruy Ohtake é o projeto do conjunto habitacional em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, que recebeu o apelido de “redondinhos”.
São 19 edifícios residenciais cilíndricos – por isso se popularizou como “redondinho” – com fachadas coloridas.
Também é dele o premiado Parque Ecológico do Tietê, e o Expresso Tiradentes, ambos em São Paulo. Sua obra cruzou oceanos com o projeto da Embaixada Brasileira em Tóquio.
Paulistano, Ruy se formou pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU), em 1960.
A obra de Ohtake se destacou pela influência das escolas carioca e paulista de arquitetura – formuladas pelos arquitetos e urbanistas Oscar Niemeyer (1907-2012) e Vilanova Artigas (1915-1985).
O arquiteto também deu aulas na Faculdade de Arquitetura do Mackenzie, e na Universidade Católica de Santos – onde recebeu o título de professor emérito em 2007.
* Veja fotos das obras de Ruy / Portal G1.
== Mundo-Nipo (MN)
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.