Notícias Sociedade

Morre arquiteto Ruy Ohtake, aos 83 anos, em São Paulo

Ruy Ohtake | ©Grupo Revenda

Famoso por suas obras marcantes em São Paulo, o premiado arquiteto era filho da artista plástica japonesa Tomie Ohtake.

O talentoso arquiteto Ruy Ohtake morreu em São Paulo, aos 83 anos, em decorrência de um tipo severo de câncer de medula, informou a assessoria do arquiteto neste sábado (27).

Famoso por suas obras marcantes em São Paulo, o premiado arquiteto era filho da renomada artista plástica japonesa, naturalizada brasileira, Tomie Ohtake.

Um velório fechado foi realizado em sua residência, apenas para familiares. Segundo o G1, o corpo foi cremado no Cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.

Principais obras de Ruy Ohtake

Com formas geométricas bem definidas e cores marcantes, suas obras são reconhecidas de longe pela capital paulista, com destaque para o Hotel Unique e o colorido prédio em tons azul e lilás do Instituto que leva o nome da mãe de Ruy, ou seja, o Instituto Tomie Ohtake.

Detalhe da fachada do Instituto Tomie Ohtake, localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201, em Pinheiros, São Paulo | Foto: Depositphotos

Outra das grandes obras assinadas por Ruy Ohtake é o projeto do conjunto habitacional em Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo, que recebeu o apelido de “redondinhos”.

São 19 edifícios residenciais cilíndricos – por isso se popularizou como “redondinho” – com fachadas coloridas.

Também é dele o premiado Parque Ecológico do Tietê, e o Expresso Tiradentes, ambos em São Paulo. Sua obra cruzou oceanos com o projeto da Embaixada Brasileira em Tóquio.

Paulistano, Ruy se formou pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU), em 1960.

A obra de Ohtake se destacou pela influência das escolas carioca e paulista de arquitetura – formuladas pelos arquitetos e urbanistas Oscar Niemeyer (1907-2012) e Vilanova Artigas (1915-1985).

O arquiteto também deu aulas na Faculdade de Arquitetura do Mackenzie, e na Universidade Católica de Santos – onde recebeu o título de professor emérito em 2007.

* Veja fotos das obras de Ruy / Portal G1.

== Mundo-Nipo (MN)