Uma pesquisa realizada pelo Governo Metropolitano de Tóquio revelou que mais de 45% das mulheres, e 9% dos homens, do total de inqueridos foram tocados fisicamente sem consentimento, mais precisamente “apalpados”, no que se configura em vítimas de assédio sexual, com a maioria dos casos acontecendo dentro de trens e em dependências de estações ferroviárias na região metropolitana da capital japonesa, informou o Fuji News Network (FNN).
A maioria destes incidentes, mais de 80%, ocorreu no interior dos trens, particularmente perto das portas dos vagões, bem como nas filas dos balcões de venda de bilhetes, nas roletas e nas escadarias de acesso às estações. Além disso, 40% das vítimas relataram que “suportaram a experiência” ou “não conseguiram fazer nada” na época.
Esta pesquisa marca a primeira investigação em grande escala sobre toque físico indesejado, chamado de “apalpação” pelos japoneses, conduzida pelo Governo Metropolitano de Tóquio.
Em resposta, o governo está colaborando com o Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio para lançar uma campanha contra assédio sexual em conduções, chamada de “anti-apalpamento”, a partir de 6 de janeiro de 2024.
Ainda de acordo com a FNN News, o governo inquiriu aproximadamente 8.300 pessoas, todas residentes na região metropolitana de Tóquio.
Veja a reportagem da FNN News (em japonês):
== Mundo-Nipo (MN)
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.