Morre, aos 82 anos, o Rei Pelé

O Atleta do Século faleceu no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado desde 29 de novembro. Pelé teve falência múltipla de órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon.
Pelé, o eterno | Foto: Domínio Público

Atualizado em 30/12/2022

O futebol perdeu o seu Rei nesta quinta-feira (29), ou seja, o Rei Pelé, o maior jogador da história mundial do futebol, que faleceu em São Paulo aos 82 anos.

A família ainda não divulgou detalhes sobre o velório, mas uma estrutura foi montada na Vila Belmiro nos últimos dias para receber a vigília. O sepultamento ocorrerá em Santos.

O Atleta do Século estava internado desde 29 de novembro no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A internação ocorreu em virtude de uma infecção respiratória após ele contrair Covid-19 e para a reavaliação do tratamento de um câncer no cólon. Na tarde desta quinta, o hospital anunciou a morte do Rei.

– O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência múltipla de órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia. O Hospital Israelita Albert Einstein se solidariza com a família e todos que sofrem com a perda do nosso querido Rei do Futebol.

O perfil oficial de Pelé no Instagram confirmou a morte com a seguinte mensagem.

A inspiração e o amor marcaram a jornada de Rei Pelé, que pacificamente faleceu no dia de hoje. Em sua jornada, Edson encantou todos com sua genialidade no esporte, parou uma guerra, fez obras sociais no mundo inteiro e espalhou o que mais acreditava ser a cura para todos os nossos problemas: o amor.
A sua mensagem em vida se transforma em legado para as futuras gerações.
Amor, amor e amor, para sempre.

Avanço da doença

Pelé passou por uma cirurgia no cólon em setembro de 2021 e desde então vinha sendo submetido a repetidas sessões de quimioterapia. No início de 2022, foram detectadas metástases no intestino, no pulmão e no fígado.

Em 21 de dezembro, o corpo clínico do hospital divulgou um boletim médico dizendo que Pelé apresentou uma “progressão da doença oncológica” e que necessitava de maiores cuidados relacionados às disfunções renal e cardíaca. Por isso, o ex-jogador não teve autorização para passar o Natal em casa, como queria a família.

Kely e Edinho Nascimento, filhos do Rei, publicaram fotos nas últimos dias com o pai no quarto em que ele estava internado. Outros filhos e netos também estiveram no local para a passagem do Natal. Kely também postou nesta quinta, logo após a divulgação da morte do pai.

“Tudo que nós somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descanse em paz – postou a filha.

Em virtude da idade avançada e do tratamento, as aparições públicas do Rei do Futebol se tornaram cada vez menos frequentes nos últimos anos. Em redes sociais, ele manifestava otimismo com a recuperação.

Pelé teve sete filhos e estava casado desde 2016 com Márcia Aoki. Do primeiro casamento, com Rosemeri Cholbi, nasceram Kely Cristina, Edinho e Jennifer. O ex-jogador também é pai dos gêmeos Joshua e Celeste, de seu relacionamento com a psicóloga Assíria Lemos.

Além dos filhos detalhados acima, Pelé teve duas filhas fora do casamento: Sandra Regina, que só obteve o reconhecimento da paternidade pela Justiça e morreu em 2006. A outra filha se chama Flávia.

Velório do Rei Pelé

O velório do Rei Pelé acontecerá na Vila Belmiro, em Santos (SP), e terá duração de 24 horas, das 10h do dia 2 de janeiro até às 10h do dia 3, quando começará o cortejo com o corpo do Rei do Futebol pelas ruas de Santos, passando pela casa de Dona Celeste, mãe de Pelé, até o cemitério vertical Memorial Necrópole Ecumênica.

O Memorial é um cemitério vertical localizado em Santos e com vista para a Vila Belmiro, estádio onde o ídolo se eternizou.

Clique aqui para saber mais sobre Pelé.

Total
1
Shares
Previous Article
Homem com insônia | ©Depositphotos

Quase metade da população mundial sofre de insônia, e o CBD pode ajudar a tratar

Next Article
Painéis mostram cotação do iene em Tóquio em 03/01/2023 | Kyodo

Iene sobe ante o dólar e chega a ¥129 pela 1ª vez em 7 meses

Related Posts