Bandeira do Japão em códigos na tela | ©Depositphotos

Ciberataques aumentam no Japão antes da cúpula do G7

Os alvos dos ataques hackers são companhias e órgãos ligados ao governo japonês. Especialistas creem que os ataques estão ligados à cúpula do G7 em Hiroshima neste mês.

O número de ataques cibernéticos contra empresas e escritórios do Governo vem aumentando no Japão desde março, pouco antes da cúpula do G7 que o país vai sediar em maio, disseram fontes familiarizadas com o assunto à agência Kyodo.

Problemas causados ​​por ataques DDoS, que tentam interromper o tráfego online de um servidor ou rede sobrecarregando-o com dados, foram corrigidos rapidamente, disseram as fontes.

“Existe a possibilidade de que (o Japão) esteja sendo atacado por ser o anfitrião da cúpula do G7 (…) alertamos as organizações relevantes para ficarem alertas”, disse um funcionário do Centro Nacional de Prontidão para Incidentes e Estratégia de Segurança Cibernética.

Tsunehiko Suzuki, professor de engenharia da informação na Universidade de Chukyo, disse que os ataques podem ter ocorrido como parte dos preparativos para o lançamento de um ataque em grande escala.

“A série de ataques começou por volta de 14 de março e ainda está em andamento”, disse ele.

A cúpula será realizada em Hiroshima entre os dias 19 e 21 de maio, reunindo os líderes do Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos, além da União Europeia. Outro país que pode se reunir ao grupo para a cúpula é o Brasil, uma vez que o premiê japonês convidou o presidente Lula para participar do evento em caráter não oficial.

Ferrovias e companhias elétricas sofrem ataques hackers

A companhia ferroviária West Japan Railway foi atacada entre 20 e 21 de abril, enquanto a Tokyo Electric Power foi afetada de forma semelhante em 22 de abril, com seus sites ficando brevemente inacessíveis.

Alguns governos locais, incluindo as prefeituras de Osaka, Aichi e Kumamoto, também foram atacadas. Em Nara, funcionários da prefeitura e do município sofreram um atraso nos servidores de e-mail e não conseguiram acessar a internet após um ataque na última quarta-feira.

Alguns sites de escritórios do governo central, incluindo um de relações públicas do Escritório do Gabinete, também foram afetados.

Acredita-se que o mesmo grupo de hackers realizou os ataques devido à semelhança dos métodos empregados nos incidentes, disseram as fontes à Kyodo.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Sede da Stellas Pharma em Tóquio | ©Tsuyoshi Tamehiro

Japonesa Astellas Pharma compra americana Iveric Bio por US$ 5,9 bilhões

Next Article
Filipe Pinhão | Foto Reprodução

O que torna os casinos online portugueses especiais, segundo o especialista Filipe Pinhão

Related Posts