A febre mundial em torno dos jogos Pokémon Go e Super Mario Run” revelam-se benéficos às contas da Nintendo no último trimestre de 2016, quando a empresa registrou seu primeiro lucro em quatro trimestres.
O lucro operacional totalizou 32,3 bilhões de ienes, o equivalente a 265 milhões de euros, nos meses de outubro e dezembro do ano passado. Em termos anualizados, houve uma queda de 3,7%, mas os números superam as expectativas de analistas, que estimavam 30,71 bilhões de ienes.
Já nos primeiros nove meses do ano fiscal de 2016, de abril a dezembro, os lucros superam os 102 bilhões de ienes, cerca de 846 milhões de euros, o que representa um salto de 15,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para isso, contribuiu também a desvalorização da divisa japonesa, o que favoreceu os embarques.
A queda nas vendas de consoles tem sido largamente compensada pelas receitas com jogos para dispositivos móveis, acessórios e produtos relacionados.
Contudo, a demanda por consoles da Nintendo no Japão segue forte, contrastando com a cada vez mais reduzida saída no exterior.
Apesar dos bons resultados no último trimestre, a Nintendo reduziu a previsão de lucro operacional para o ano fiscal que encerra em março, de 30 bilhões para 20 bilhões de ienes.
Com Agência Lusa
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.