Letreiro colorido do Google | ©Depositphotos

Google expande opções de pagamentos de Apps no Japão

Usuários de aplicativos no Google Play do Japão já podem escolher o sistema de cobrança do Google ou de outros métodos de pagamento da própria desenvolvedora do App.

Atualizado em 11/09/2022

O Google começou a permitir que desenvolvedores de aplicativos para smartphones usem opções de pagamento próprias, ou seja, diferentes das usadas pela gigante da internet. De acordo com a Kyodo News, a iniciativa é parte de um programa piloto da Google com taxas reduzidas no Japão e em alguns outros países asiáticos, bem como na Europa, possivelmente levando a preços mais baixos de aplicativos para usuários do Android.

A companhia norte-americana começou a aceitar, na última quinta-feira, desenvolvedores de aplicativos, excluindo de jogos, que desejam usar cartões de crédito ou outros métodos de liquidação fora do sistema do Google, de acordo com uma notificação da gigante de TI com sede na Califórnia.

Segundo o programa, os usuários do aplicativo podem escolher entre o sistema de cobrança do Google e outros métodos de pagamento qualificados, com a taxa do desenvolvedor para a plataforma de vendas do Google Play com desconto de 4% quando os consumidores optam por cobrança alternativa.

Além do Japão e da maioria dos países europeus, o programa estará disponível na Índia, Indonésia e Austrália.

Embora o Google atualmente exclua os desenvolvedores de aplicativos de jogos da iniciativa, sugeriu a possibilidade de suspender a restrição no futuro, dizendo: “Esperamos que os detalhes do piloto continuem evoluindo à medida que aprendemos mais e recebemos feedback adicional”.

Anteriormente, o Google exigia que a maioria dos desenvolvedores de aplicativos usasse seu sistema de transações com uma taxa de até 30% das vendas.

Em julho, o Parlamento Europeu autorizou a Lei de Mercados Digitais que proíbe grandes empresas de TI de dar a si mesmas tratamento preferencial e o Google prometeu permitir mais opções de pagamento para desenvolvedores de aplicativos.

O Google já abriu essas opções de cobrança na Coreia do Sul, já que o país proibiu no ano passado as empresas de TI de forçar os desenvolvedores de aplicativos a usarem seus sistemas de liquidação.

== Mundo-Nipo (MN)
Foto: Depositphotos.


Descubra mais sobre Mundo-Nipo

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Total
1
Shares
Veja mais dessa categoria