Empresa japonesa revela protótipo de carro voador

Carro voador não tripulado foi apresentando sobrevoando 3 metros acima do solo. Governo japonês quer tornar carros voadores viáveis até 2030.
Carro voador da NEC Foto Reproducao Edicao MN
Foto: Reprodução/Kyodo

A companhia japonesa NEC revelou nesta segunda-feira (5) o protótipo de um carro voador elétrico, o primeiro do tipo apresentado no mundo em um momento em que empresas do setor buscam desenvolver esses veículos aéreos, considerado o automóvel do futuro.

Começando com um som estrondoso, o protótipo de helicóptero de 148 quilos com 3,9 metros de comprimento, 1,3 metros de largura e 3,7 metros de altura foi apresentado 3 metros acima do solo. O veículo pairou por vários minutos em um campo de testes na NEC, em Chiba, província no litoral leste do Japão.

Equipado com quatro hélices, o protótipo autônomo foi movido usando o software da NEC para controlar o voo e determinar sua localização.

Representantes da NEC disseram que a empresa não pretende se tornar uma fabricante de carros voadores, mas espera ver sua tecnologia usada a partir de 2023, começando com o transporte de carga.

“Haverá uma época em que o espaço aéreo será usado comumente para o transporte. Vamos combinar nossas tecnologias para criar e inovar”, disse o vice-presidente executivo sênior da NEC, Norihiko Ishiguro, em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira.

A NEC disse que planeja fornecer sua tecnologia de carros voadores para o grupo de engenheiros da Cartivator, com o qual assinou um contrato de patrocínio no ano passado.

A Cartivator, que também conta com o apoio de mais de 80 outras empresas, incluindo Panasonic e Toyota, pretende iniciar a operação de um carro voador que comporta duas pessoas a partir de 2023.

A ideia é realizar um voo de demonstração durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio em 2020 e apresentar o modelo definitivo na Osaka Expo em 2025, com produção para comercialização do veículo em 2026.

O governo japonês também está impulsionando o desenvolvimento de carros voadores em colaboração com empresas privadas que vão desde os setores de logística e automotivo, em um esforço para alcançar rivais globais, incluindo a Boeing, a Airbus SAS e a Uber Technologies. .

Espera-se que os veículos voadores sejam usados ​​para turismo, atividades de lazer, serviços de socorro em catástrofes, transporte de cargas e, principalmente, um meio de descongestionamento do tráfego do urbano.

Contudo, garantir a segurança continua sendo o principal desafio das desenvolvedoras meio à falta de padrões e regras.

Comercialização em 2030

Sob o roteiro compilado pelo governo, o objetivo é construir protótipos de carros voadores elétricos e realizar voos de teste este ano, colocar a tecnologia em prática a partir de 2023.

A meta do governo é que os carros voadores sejam usados como trasporte urbano na década de 2030, uma previsão bem mais otimista do que a da americana Boeing.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Telao na rua mostra as temperaturas em todo o Japao Foto Reproducao Kyodo

Onda de calor continua castigando o Japão; tufão Wipha se aproxima

Next Article
Misseis da Coreia do Norte lancados de plataformas moveis Foto KCNA

Coreia do Norte lança mais mísseis em direção ao Mar do Japão

Related Posts