O astronauta Koichi Wakata embarcou em sua quinta missão espacial, marcando um novo recorde entre os astronautas do Japão. Ele está a bordo da espaçonave SpaceX, dos EUA, que foi lançada com sucesso a partir da Flórida na quarta-feira, informou a Kyodo News.
Aos 59 anos, Wakata é um dos quatro astronautas que participam da quinta missão de rotação da tripulação da NASA para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) usando a espaçonave comercial dos EUA. A equipe viajará ao laboratório em órbita para uma missão de pesquisa científica e tecnológica de seis meses.
“Foi um passeio tranquilo e vejo todos os três rostos felizes aqui”, disse o veterano astronauta japonês, vestido com um elegante traje espacial branco, após a decolagem.
O administrador da NASA, Bill Nelson, disse em um comunicado à imprensa que missões como a Crew-5 são “prova de que estamos vivendo uma era de ouro da exploração espacial comercial”.
Hiroshi Sasaki, vice-presidente da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA, na sigla em inglês), disse em uma coletiva de imprensa conjunta com a NASA, e outros funcionários, que espera que a “rica experiência no espaço” de Wakata seja compartilhada com os outros membros da tripulação e ajude a trazer um “resultado frutífero”.
Os quatro voos espaciais anteriores de Wakata incluem voos do ônibus espacial americano em 1996, 2000 e 2009, e um voo russo da Soyuz em 2013. Será sua terceira expedição de longo prazo na ISS.
A Space Exploration Technologies Corp., fundada pelo bilionário da tecnologia Elon Musk, desenvolveu o Crew Dragon como um sucessor do caro sistema de transporte Space Shuttle da NASA. que esteve em serviço por 30 anos até 2011.
O sistema SpaceX busca reduzir custos reutilizando suas espaçonaves e foguetes.
Após seu primeiro voo de teste tripulado em maio de 2020, o Crew Dragon continuou a enviar astronautas para a ISS. Dois outros astronautas japoneses – Soichi Noguchi (57 anos ) e Akihiko Hoshide (53 anos) – estiveram a bordo de voos anteriores.
Os outros membros da mais recente missão SpaceX Crew-5 são dois astronautas da NASA – a comandante da espaçonave Nicole Mann e o piloto Josh Cassada – bem como a cosmonauta russa Anna Kikina.
É o primeiro voo espacial para Mann, Cassada e Kikina, de acordo com a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço dos EUA. Wakata e Kikina servirão como especialistas da missão.
O Crew Dragon está programado para atracar de forma autônoma na ISS por volta das 17h de quinta-feira.
Durante sua permanência no laboratório em órbita, a tripulação realizará mais de 200 experimentos científicos e demonstrações de tecnologia, incluindo estudos sobre impressão de órgãos humanos no espaço e melhor compreensão de doenças cardíacas, de acordo com a NASA.
== Mundo-Nipo (MN)
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.