Do Mundo-Nipo
A Comissão Europeia (CE) anunciou um projeto de investigação, em conjunto com o Japão, para desenvolver uma internet mais veloz que as atuais.
São seis os projetos de investigação em que as duas regiões preveem colaborar com o objetivo comum de redefinir a internet, e tornar as redes mais eficientes no transporte de dados, informou o jornal português Tek.
Segundo o periódico, o projeto, que foi divulgado na última quarta-feira, vai receber um financiamento de 18 milhões de euros para dinamizar questões como segurança, capacidade de rede, eficiência energética e densidade do tráfego de dados.
Um dos projetos (Strauss) visa criar condições para desenvolver redes eficientes de 100 Gbps, o equivalente a cerca de cinco mil vezes superior às velocidades médias da internet usada atualmente pelos europeus.
Na lista de projetos, estão ainda o MiWEBA (potenciar a utilização das frequências de rádio que suportam serviços móveis; NECOMA (segurança); GreenICN (utilização eficiente da energia nas redes de comunicações); ClouT (usa conceitos como o cloud computing e a internet para explorar a noção de smart city e a utilização de sensores para fornecer e receber informação em tempo real).
O objetivo é encontrar novas respostas para o crescimento dos dados digitais, que é hoje uma realidade e que todas as previsões antecipam que a tendência é de crescimento para os próximos anos.
De acordo com dados disponibilizados pela UE, são gerados em todo o mundo cerca de 1,7 mil milhões de bytes de informação digital a cada minuto. O volume de tráfego duplicou entre o início de 2012 ao início de 2013.
A So-net Entertainment, um provedor de internet, lançou recentemente no Japão um serviço de banda larga com velocidade de 2 Gbps – atualmente, a mais rápida do mundo para uso doméstico. A empresa, que faz parte do grupo Sony, oferece o seu serviço de fibra óptica, batizada de Nuro, para residências e pequenas empresas em Tóquio, além de mais seis cidades vizinhas.
Para efeito de comparação, um serviço de banda larga com velocidade de 2 Gbps, é cerca de 200 vezes mais rápida que uma internet de 10 Mbps (megabits por segundo), que os provedores do Brasil anunciam como o sonho dos internautas.
Agora, em comparação com a velocidade de 100 Gbps, que a CE e o Japão pretendem criar, equivale ao absurdo de “vinte mil vezes” mais veloz que o top brasileiro de 10 Mbps.
Para saber mais sobre Tecnologia, clique em mundo-nipo.com/tecnologia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.