Os 6 melhores softwares de desenho elétrico

Existem vários tipos de softwares de desenhos elétricos. Eles são usados por engenheiros, construtores, técnicos e programadores por facilitar a criação de projetos de uma casa e outras construções. Mas qual é o melhor? Veja a nossa lista!
Projetos elétricos | ©Depositphotos
Projetos elétricos | ©Depositphotos

Atualizado em 15/09/2022

Um software de projeto elétrico melhora o processo de projeto de sistemas elétricos integrados, fornecendo ferramentas de modelagem e modelos de conexão. Para tanto, ele utiliza um diagrama elétrico em forma de desenho como, por exemplo, a planta de uma casa. Um diagrama elétrico ou desenho é uma forma de apresentar visualmente um circuito eletrônico. Com o Edraw, por exemplo, é possível  criar uma planta elétrica em poucos minutos.

Composição de diagrama

Um diagrama elétrico é composto por diferentes componentes, tais como símbolos, tamanhos, marcações, entre outros, podendo ser utilizados em diversas situações por profissionais como engenheiros, construtores, técnicos e programadores. Esse diagrama consegue demonstrar o orçamento e qual material será necessário para fazer o projeto elétrico de uma casa ou outras construções.

Se você trabalha com engenharia técnica, precisa conhecer os programas com software de desenho técnico, o que ajudará a criar, rapidamente, diagramas técnicos com muitos exemplos e modelos.

Esse tipo de programa oferece um método rápido e preciso de projeto de sistemas elétricos integrados. Eles possuem uma seleção de componentes de fácil entendimento, bem como integração com o componente existente sem o risco de falha, facilitando a geração automática de lista de equipamentos e de cabos, bem como simplificando a tarefa dos engenheiros elétricos.

Além disso, com a ajuda de projetos elétricos, os engenheiros podem reduzir erros e cumprir os padrões da indústria. Existem muitas maneiras de fazer um desenho elétrico, mas o software de desenho elétrico é uma opção rápida, fácil e conveniente.

Veja a lista dos melhores softwares de desenho elétrico na atualidade
EdrawMax

Com o EdrawMax, o usuário consegue desenvolver desenhos elétricos profissionais, não importando qual seja a sua função, desde engenheiro a construtor. Esse software é bastante prático e dinâmico. Ele se mostra como um dos melhores softwares de desenho elétrico profissional do mercado atual, conseguindo desenvolver plantas e desenhos de fiação de forma fácil e rápida.

Com diversas ferramentas e vários componentes essenciais de um diagrama elétrico, o programa permite criar diversos modelos e plantas diferentes. Tudo isso sem perder o formato profissional que esse tipo de projeto exige.

O EdrawMax é rico em recursos e facílimo de mexer, uma vez que sua interface de arrastar e soltar é similar ao da Microsoft. Com 280 tipos de soluções de diagrama, este software possui recursos de modelos profissionais completos. | Reprodução / EdrawMax
O EdrawMax é rico em recursos e facílimo de mexer, uma vez que sua interface de arrastar e soltar é similar ao da Microsoft. Com 280 tipos de soluções de diagrama, este software possui recursos de modelos profissionais completos. | Reprodução / EdrawMax

Esta ferramenta é bastante intuitiva e se encontra disponível para todos os sistemas operacionais e em todos os navegadores atuais. O que o torna um dos melhores softwares de desenho elétrico, pois ele é muito rápido, fácil e interativo. O que torna muito agradável o seu uso.

Ele possui uma grande quantidade de ferramentas de desenho, sendo muito fáceis de usar. O seu melhor benefício, no entanto,  é que ele dispõe de modelos de diagramas elétricos gratuitos e editáveis.

Simples e fácil de instalar, o EdrawMax oferece um custo-benefício muito bom quando comparados com os programas já conhecidos no mercado. Além disso, ele conta com guias de usuário e vários tutoriais disponíveis no Youtube. Possui ainda suporte para exportar nos mais diversos programas computacionais existentes, bem como em todos os aplicativos da Microsoft Office. Por isso, ele é considerado o número um do mercado atual.

2º QElectroTech

QElectroTech é um aplicativo para criar principalmente circuitos elétricos, eletrônicos, de automação e de controle. No entanto, pode ser explorado para criar objetos mecânicos para ilustrar processos, desenhos de instrumentação entre várias possibilidades criativas. 

Ele possui uma vasta coleção de símbolos padrão e personalizados, os quais descrevem a maioria dos componentes comumente usados em sistemas elétricos, hidráulicos, pneumáticos e de computador. Esses elementos podem ser selecionados, arrastados e soltos com o mouse em um editor de diagramas, podendo ainda conectá-los com linhas para representar ou descrever um sistema.

Um grande número desses diagramas pode ser elaborado em um projeto, e o  benefício maior é que ele é um software profissional fácil de usar que é gratuito. O ponto negativo é que ele não possui tantas opções e mecanismos como um programa pago como o EdrawMax, por exemplo.

3° Electra E9

O Electra E9 é um software CAD elétrico baseado em desktop instalável que é totalmente offline, que é uma forma para garantir que seus dados sejam armazenados com segurança em suas próprias instalações.

Ele oferece uma experiência CAD perfeita e completa que é uma alternativa muito melhor ao Microsoft Visio. O Electra E9 requer apenas uma ativação on-line única, após a qual fica totalmente off-line, garantindo assim que seus dados e projetos permaneçam seguros e protegidos em sua área de trabalho.

Além disso, ele é perfeito para situações em que o usuário necessita de um software CAD elétrico ao comissionar um sistema em um local sem acesso à Internet. Porém, seu custo é bastante elevado em comparação ao preço do Edraw.

4º SmartDraw

Esse aplicativo é uma ferramenta de diagramação prática para todos os fins, seja para criar gráficos, infográficos e ilustrações.

Esta ferramenta de desenho multiuso pode ser usada para criar conteúdo de nível profissional para qualquer finalidade. Da mesma forma, também pode ser usada para desenvolver desenhos de engenharia, como diagramas elétricos. Mas esse não é o principal uso dele, o que faz necessário uma desenvoltura maior da pessoa que estará utilizando, não sendo tão prático e dinâmico de usar para os fins de plantas elétricas.

SmartDraw possui mais de 4500 modelos diferentes e habilidades de desenho semelhantes ao famoso AutoCAD. Este criador de diagrama de circuito não é gratuito e requer registro de conta.

5º AutoCAD

O AutoCAD é uma plataforma de projeto e desenho 2D e 3D para arquitetos, engenheiros, edificadores, profissionais de construção, técnicos de campo e empreiteiros.

Com aplicativos móveis disponíveis para iOS e Android, o AutoCAD suporta ferramentas de desenho, oferecendo aos usuários a flexibilidade de visualizar, criar, editar e compartilhar desenhos em qualquer lugar por meio de smartphones ou tablets, além de computadores, claro.

O ponto negativo é que a interface do usuário pode se tornar irritante quando o arquivo fica muito extenso, o que pode travar o computador e corromper os desenhos.

O AutoCAD é pago e pode ser caro. Eles oferecem cursos de treinamento que também são onerosos. O software também pode ser confuso e difícil de aprender a trabalhar. No geral, é um software muito complexo e com interfaces de usuário complexas.

6º E3.series

O E3.series é um software de engenharia elétrica que suporta requisitos avançados para documentação elétrica, projeto de gabinete, fios e saídas de fabricação.

A arquitetura orientada a objetos fornece uma abordagem de projeto integrada e consistente para ajudar a eliminar erros, melhorar a qualidade e reduzir o tempo de projeto. Possui também uma grande facilidade de uso. Desenhos complexos podem ser facilmente executados com ele.

Esse software possui uma interface intuitiva e com ambiente 3D. Mas, infelizmente, a plataforma não conta com muitos modelos prontos, o que torna necessário criar uma biblioteca própria. Mediante isso, o projeto pode levar algum tempo a mais para ficar pronto.

Foto: Depositphoto.

Total
0
Shares
Previous Article
Leitor de arquivo PDF | ©Depositphotos

Os 8 melhores leitores de PDF, incluindo PDFelement

Next Article
Abuso infantil | ©Depositphotos

Japão registra recorde de 207 mil casos de abuso infantil em 2021

Related Posts