Os 8 melhores leitores de PDF, incluindo PDFelement

Existem uma infinidade de leitores de PDF , sendo alguns gratuitos e outros pagos. Mas qual é a diferença entre eles e qual é o melhor? Veja o ranking!
Leitor de arquivo PDF | ©Depositphotos
©Depositphotos

O ficheiro pdf pode ter 25 anos, o que em idade de internet é uma eternidade, mas continua tão atual como no primeiro dia, isso porque ele é um dos ficheiros mais utilizado diariamente em toda a world wide web, seja por profissionais ou por utilizadores ocasionais.

A sigla PDF representa Portable Document Format, ou Formato de Documento Portátil (em tradução livre para o português), ou seja, como o próprio nome indica, é um tipo de documento compacto que permite trancar o ficheiro e ser aberto e lido em qualquer dispositivo ou sistema operativo. Mas, para tanto, é preciso ter um leitor de pdf instalado em um dispositivo desktop ou mobile.

Atualmente, existem dezenas e dezenas de leitores PDF disponíveis no mercado, sendo alguns deles gratuitos, enquanto outros custam muito e ainda têm que pagar anualmente. Mediante isso, qual é a diferença entre eles? Qual escolher?

A boa notícia é que fizemos o trabalho de casa e analisamos todos os visualizadores de PDF atuais, escolhendo os 8 melhores, com o PDFelement se destacando de seus concorrentes.

Lista com os 8 melhores PDF do mercado atual
1. PDFelement

O PDFelement é uma ferramenta digital que condensa em uma só todas as funcionalidades necessárias para quem trabalha profissional ou ocasionalmente com ficheiros pdf, ou seja, é um visualizador que permite também editar, fundir, separar ou assinar eletronicamente, além de converter para milhares de outros formatos e vice-versa.

Ele é tão poderoso que até permite saber como abrir um ficheiro pdf protegido com password. Além disso, é um programa tão intuitivo que até quem não é habituado a recorrer a este tipo de ferramenta digital consegue transformar os seus ficheiros PDF em poucos passos. Tudo graças a uma plataforma com um layout que lembra os produtos Windows, que são minimalista e altamente profissional.

Além de ser eficaz e eficiente, o PDFelement tem um preço muito em conta na versão Pro, que desbloqueia várias funcionalidades mais profissionais. Mas para quem procura apenas o básico, pode utilizar o teste de 7 dias de forma totalmente gratuita.

Vantagens
Simples, fácil e rápido de utilizar.
Layout intuitivo.
Várias funcionalidades e ferramentas para utilizadores profissionais e ocasionais.
Utiliza a tecnologia OCR, que permite editar imagens digitalizadas.
Econômico e com muitas funcionalidades gratuitas.

Desvantagens
Nenhuma.

Leitor de PDF | Reprodução
2. ARCHBEE

O Archbee é um daqueles tipos de software que tanto se adapta a utilizadores que precisam abrir e ler um pdf ocasionalmente, como é ótimo para grandes ou pequenas empresas com muitos colaboradores.

Ele permite também compartilhar documentos de forma direta e eficiente, incluindo através de programas de armazenamento em nuvem, como o Google Drive ou Dropbox, por exemplo. Além disso, para empresas grandes que precisam compartilhar regularmente documentos com os clientes, este programa permite criar uma relação profissional e altamente eficaz entre ambas as partes.

A conclusão é que o Archbee é uma ótima solução para nômades digitais e outros trabalhadores remotos terem sempre à mão.

Vantagens
Permite compartilhar em rede documentos de forma rápida e direta
Interface intuitiva
Rápido desempenho

Desvantagens
– Programa com preços algo elevados, que não justifica para uma utilização ocasional.
– Plano de assinatura um pouco confuso.

3. SODA PDF

O Soda PDF é um leitor e editor de ficheiros relativamente recente no mercado, mas que já conquistou uma importante legião de adeptos em todo o mundo. Aliás, ele é mesmo uma das ferramentas digitais que mais cresceu num curto espaço de tempo na world wide web. Tudo isso graças a um interface fácil de usar, uma plataforma compatível e flexível com vários sistemas operativos e um apoio ao cliente que funciona 24 horas por dia através de um chat que recorre a uma avançada tecnologia de inteligência artificial.

Podemos assegurar que o Soda PDF é um leitor muito forte, mas que pode ser um pouco caro para quem não procura soluções altamente especializadas.

Vantagens
– Compatível com todos os sistemas operativos.
– Apoio ao cliente.

Desvantagens
– Muitas funcionalidades disponíveis apenas por meio de inscrição paga.
– Sem versão mobile para iOS.

4. NITRO PDF READER

Outro leitor de pdf com grande popularidade no mercado online é o Nitro PDF Reader, mas a verdade é que, nos últimos anos, ele tem perdido terreno  para alguns concorrentes, especialmente para o PDFelement. No entanto, o Nitro não deixa de ser uma ferramenta digital muito eficiente, com um layout profissional e ótimo para ler ficheiros em pdf, mas também para criar, transformar ou editar.

Além de eficiente, o Nitro PDF Reader se destaca por sua funcionalidade de impressora virtual, no qual pode converter e depois imprimir qualquer pdf.

Vantagens
– Ferramenta com grande capacidade de optimização de recursos.
– Todas as funcionalidades que necessita para trabalhar com ficheiros pdf numa só ferramenta.

Desvantagens
– Tecnologia OCR limitada, com falhas ao lidar com ficheiros de grande dimensão.
– Não é um programa open source.

5. SUMATRA

O Sumatra é um leitor de pdf que compete na liga dos pesos-leves, podendo ser utilizado em todos os dispositivos com o sistema operativo Windows. Por ser muito leve, corre de forma muito rápida e ocupa muito pouca memória, o que faz dele uma solução ideal para quem precisa utilizar um dispositivo mais antigo ou com poucos recursos. Por isso, esta não é uma opção para quem procura funcionalidades avançadas.

Ferramentas mais sofisticadas, como a anotação ou a assinatura eletrônica de ficheiros pdf, não estão disponíveis no Sumatra PDF Reader.

Vantagens
– Programa muito leve e extremamente rápido.
– Várias teclas de atalho que permitem otimizar e facilitar a conversão e leitura de pdf.

Desvantagens
– Limitado em termos de funcionalidades mais sofisticadas.
– Ele trabalha apenas como leitor e visualizador de pdf, não permitindo editar o documento.

6. XODO

Se procura uma opção leve e rápida para trabalhar com os seus ficheiros pdf, mas que permita algo mais do que simplesmente ler e visualizar, então o Xodo é, provavelmente, aquilo que necessita. Além de ser um eficaz leitor de pdf, ele disponibiliza as ferramentas de anotação e de edição, tudo concentrado no mesmo programa.

Mediante isso, Xodo é considerado o mais rápido leitor de pdf do mercado, com uma navegação intuitiva e que permite também compartilhar em tempo real com outros utilizadores. É ainda compatível e flexível com outros programas do gênero, o que o torna muito completo.

Vantagens
– A funcionalidade de leitura, de anotação e de edição de pdf.
– Permite partilhar entre dispositivos os ficheiros pdf.

Desvantagens
– O software precisa ser melhor desenvolvido, já que as vezes bloqueia.
– Vários erros surgem de forma aleatória e obrigam a recomeçar a operação.

7. FOXIT READER

O Foxit Reader é um leitor de pdf que prova que a idade é um posto. Sendo um dos programas do gênero mais antigos no mercado, o Foxit Reader é também um dos mais conhecidos. No entanto, a verdadeira razão da sua popularidade é que o programa tem conseguido evoluir ao longo do tempo, não se limitando a uma oferta básica de funcionalidades.

Ele é um potente visualizador de pdf, compatível com vários formatos, e oferece uma experiência do ponto de vista do utilizador altamente otimizada. No entanto, para retirar o máximo do potencial do Foxit, é necessário adquirir a versão paga.

Vantagens
– Permite compartilhar os ficheiros pdf com programas de armazenamento em nuvem.
– Permite trabalhar em rede com mais de um utilizador simultaneamente.

Desvantagens
– É um programa um pouco pesado, que consome muitos recursos
– Para utilizar todas as funcionalidades, é necessário migrar para a versão pro, que é paga.

8. SMALLPDF READER ONLINE

Finalmente, não poderíamos terminar esta lista sem mencionar o SmallPDF Reader Online. Esta é a opção perfeita para utilizadores ocasionais, que só querem um programa onde possam responder às suas reais necessidades da forma mais rápida possível. No entanto, para obter todos os serviços vantajosos que são oferecidos por esta ferramenta, é preciso se inscrever na versão paga do programa.

Apesar disso, com o SmallPDF Reader Online, o usuário pode ler, sublinhar, editar, combinar e separar qualquer ficheiro pdf de forma simples, rápida e tudo online. Portanto, ele é a melhor alternativa ao Adobe Reader Offline, que não precisa de descarregar nem de instalar qualquer tipo de software no seu dispositivo.

Vantagens
– Funciona de forma totalmente online
– Muito veloz

Desvantagens
– De vez em quando, a interface pode se tornar pouco clara.
– Não permite anotar documentos protegidos.

Foto: Depositphotos

Total
0
Shares
Related Posts