Japão coloca em órbita mais um satélite ‘espião’

Japão gastou US$ 318 milhões para desenvolver este novo satélite. Ele se junta a outros 7 satélites japoneses semelhantes em operação no espaço.
Foguete H2A decolando do Centro Espacial de Tanegashima Foto Kyodo
Foto: Kyodo

O Japão colocou em órbita mais um satélite de coleta de informações, conhecido também como satélite espião. O lançamento ocorreu no Centro Espacial de Tanegashima, em Kagoshima, no sul do país, às 10h34 deste domingo, informou a emissora pública NHK.

O foguete H2A foi quem transportou o satélite. Em sua ascensão ao espaço, ele descartou um foguete auxiliar e um dos propulsores à medida que subia, e colocou com sucesso o satélite com tecnologia óptica em órbita da Terra cerca de 20 minutos depois.

Os satélites de coleta de informações do governo podem tirar fotos da Terra que são usadas, principalmente, para monitorar locais de lançamento de mísseis na Coreia do Norte e para avaliar os danos após desastres naturais.

Segundo o centro do governo envolvendo satélites, já estão em operação sete equipamentos de coleta de informações. Dois deles são satélites com tecnologia óptica e tiram fotos de alvo em terra durante o dia. Os outros cinco são satélites que usam radar para tirar fotos mesmo à noite ou em condições meteorológicas precárias.

Até agora, o governo japonês gastou mais de 12,7 bilhões de dólares para operar os satélites e um montante adicional de 318 milhões de dólares para desenvolver este último satélite.

Mundo-Nipo (MN)
Fonte: NHK News.

Matéria atualizada em 23/02/2020.

Total
0
Shares
Previous Article
Aeroporto Internacional de Pequim Foto AP Mark Schiefelbein 900x600 1

Coronavírus: Japão pede aos seus cidadãos para não viajar à China

Next Article
Jardim do Museu de Arte de Adachi | Foto: Decouvrez Matsue

Jardim em Shimane é eleito o melhor do Japão pelo 17º ano seguido

Related Posts