Tecnologia

Apple começará a produzir óculos de realidade aumentada este ano, diz jornal

Foto Ilustrativa / Dreamstime

Os óculos poderão ser uma combinação de realidade aumentada com realidade virtual e funcionarão como um acessório do iPhone.

A Apple está se preparando para lançar seus óculos de realidade aumentada já em 2020, com produção programada para acontecer em meados de 2019, de acordo com informações do analista Ming-Chi Kuo, que costuma adiantar novidades da empresa da maçã.

Segundo o analista, os óculos funcionarão como um acessório do iPhone – o celular ficará responsável por todo o processamento;

A realidade aumentada foi popularizada por jogos como o Pokémon Go, e significa que objetos digitais são sobrepostos a objetos reais. A Apple já possui um software com a tecnologia, chamado de ARKit, que foi apresentado em 2017 e já está em sua segunda geração.

A empresa, entretanto, ainda não tem um hardware com realidade aumentada – a experiência está restrita ao uso do smartphone como tela.

Os rumores de que a Apple vai lançar um óculos de realidade aumentada estão no ar desde 2017, quando a agência de notícias Bloomberg afirmou que a empresa iria lançar o aparelho em 2019. No ano passado, o site especializado CNET colocou outro prazo, de 2020, e afirmou que os óculos seriam uma combinação de realidade aumentada e realidade virtual.

A combinação de óculos com smartphone não é nova: a LG já anunciou tecnologias do tipo e no mês passado a fabricante de chips Qualcomm anunciou a criação de uma plataforma para conectar óculos de realidade virtual e aumentada a celulares com rede 5G. Isso sem contar o Gear VR, da Samsung, que desde 2014 permite usar o telefone como central de processamento de realidade virtual.

Uma das aplicações possíveis para um óculos de realidade aumentada conectado a um celular é na visualização de mapas. O usuário poderia apontar o smartphone para um lugar e ver qual é o caminho que deve percorrer. O Google já trabalha com essa tecnologia para o Google Maps.

Com informações de o jornal O Estado de S. Paulo.