Alunos que estudam de casa serão substituídos por robôs em escola no Japão

A medida é uma resposta ao aumento do número de estudantes japoneses que evitam frequentar a escola. Assim, o aluno poderá estudar de casa através de um robô que ficará em seu lugar no colégio.
Robô japonês Pepper | ©Depositphotos
Robô japonês Pepper | ©Depositphotos

Uma cidade na província de Kumamoto, no sudoeste do Japão, está buscando soluções inovadoras para integrar os alunos que estudam de casa no lugar das salas de aula. Com esse objetivo em mente, a cidade anunciou planos para implementar robôs em algumas de suas escolas.

De acordo com o jornal Mainichi Shimbun, esses robôs terão cerca de dois metros de altura e serão equipados com microfones e uma câmera, possibilitando, assim, a comunicação bidirecional. Isso permitirá que os alunos participem das discussões em sala, mesmo estando em suas residências.

Essas máquinas futurísticas terão movimentação autônoma, o que significa que poderão se deslocar livremente pelas escolas e até mesmo participar de eventos escolares. Dessa forma, os alunos que estudam de casa poderão vivenciar uma experiência mais imersiva e interativa, reduzindo a sensação de isolamento e ansiedade.

É importante ressaltar que essa medida é uma resposta ao aumento do número de estudantes que evitam frequentar a escola no Japão, um fenômeno que se intensificou durante a pandemia da Covid-19.

Segundo uma pesquisa do Ministério da Educação do Japão, em 2021, os índices de ausência escolar atingiram níveis recordes no país.

Um oficial do conselho educacional enfatizou que os robôs não só permitem que os alunos acompanhem as aulas, mas também oferecem a oportunidade de se movimentarem livremente no espaço e interagirem com outros estudantes quando desejarem. A expectativa é que essa iniciativa ajude a reduzir as barreiras mentais enfrentadas pelos alunos que evitam a escola.

Essa não é uma abordagem exclusiva do Japão. Nos Estados Unidos, algumas escolas também estão implementando robôs em seus campi. Em julho, o The Wall Street Journal (WSJ) noticiou que um distrito escolar no Novo México está testando um robô de 180 kg para auxiliar na segurança do campus.

O avanço da tecnologia de IA tem impactado o setor educacional em todo o mundo, e a introdução de ferramentas alimentadas por inteligência artificial ainda é um tema de debate. Muitas instituições enfrentam desafios para se adaptar a essa nova realidade, mas acreditam que tais inovações podem trazer benefícios significativos para os alunos e para a educação como um todo.

== Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Mainichi / Asahi / WSJ

Total
0
Shares
Previous Article
Detalhe do Relógio Astronômico da Cidade de Praga | ©Depositphotos

Fatos sobre o horóscopo que você provavelmente não conhece

Next Article
Ioko Kamikawa chefia a Chancelaria Japonesa | ©Issei Kato

Japão faz reforma ministerial e inclui mais mulheres

Related Posts