Japão lança novo satélite ‘espião’

Com o lançamento de hoje, Japão conta agora com quatro satélites deste tipo em órbita.
Foguete H 2A leva satelite espiao japones Foto Twitter koumeiShibata 900x600 02 min
Foguete japonês H-2A levou ao espaço novo satélite japonês | Foto: Twitter@koumeiShibata

Atualizado em 13/06/2018


A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA, na sigla em inglês) obteve sucesso ao lançar nesta terça-feira (12) um satélite de inteligência, popularmente chamado de “satélite espião”, isso porque, além de ter como missão capturar imagens de áreas afetadas por desastres naturais, ele é destinado a monitorar as instalações militares da Coreia do Norte.

O satélite, de tipo radar, foi lançado em um foguete H-2A às 13h20 locais de terça-feira (1h20 pelo horário de Brasília) do centro espacial de Tanegashima, na província de Kagoshima (sudoeste), indicou a JAXA em comunicado.

“O foguete voou segundo o planejado e o satélite de coleta de dados se separou adequadamente”, confirmou a agência aeroespacial.

Esse tipo de satélite captura ondas de rádio refletidas do solo e é capaz de fazer imagens sem que estas sejam afetadas por fenômenos meteorológicos e durante a noite.

Com o lançamento de hoje, o governo japonês conta com quatro satélites deste tipo em órbita e operacionais e com mais dois aparelhos de reconhecimento óptico, que captam fotografias a longa distância, e espera chegar a operar até dez desses satélites no total.

Os satélites estão sendo utilizados para analisar o desenvolvimento nas instalações de lançamento de mísseis e testes nucleares da Coreia do Norte, e também buscam fazer imagens de áreas atingidas por desastres naturais.

Com informações da EFE Brasil

Total
0
Shares
Previous Article
Fabrica da Toyota no Japao Foto AJW Images 900x600 30 03 2016

Confiança das grandes companhias do Japão cai no 2º trimestre

Next Article
Estudantes universitários japoneses Foto Reproducao Nippon News 900x600 min

Parlamento japonês aprova redução de maioridade para 18 anos

Related Posts