Tecnologia

Japão lança novo satélite ‘espião’

Foguete japonês H-2A levou ao espaço novo satélite japonês | Foto: Twitter@koumeiShibata

Com o lançamento de hoje, Japão conta agora com quatro satélites deste tipo em órbita.

Atualizado em 13/06/2018


A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA, na sigla em inglês) obteve sucesso ao lançar nesta terça-feira (12) um satélite de inteligência, popularmente chamado de “satélite espião”, isso porque, além de ter como missão capturar imagens de áreas afetadas por desastres naturais, ele é destinado a monitorar as instalações militares da Coreia do Norte.

O satélite, de tipo radar, foi lançado em um foguete H-2A às 13h20 locais de terça-feira (1h20 pelo horário de Brasília) do centro espacial de Tanegashima, na província de Kagoshima (sudoeste), indicou a JAXA em comunicado.

“O foguete voou segundo o planejado e o satélite de coleta de dados se separou adequadamente”, confirmou a agência aeroespacial.

Esse tipo de satélite captura ondas de rádio refletidas do solo e é capaz de fazer imagens sem que estas sejam afetadas por fenômenos meteorológicos e durante a noite.

Com o lançamento de hoje, o governo japonês conta com quatro satélites deste tipo em órbita e operacionais e com mais dois aparelhos de reconhecimento óptico, que captam fotografias a longa distância, e espera chegar a operar até dez desses satélites no total.

Os satélites estão sendo utilizados para analisar o desenvolvimento nas instalações de lançamento de mísseis e testes nucleares da Coreia do Norte, e também buscam fazer imagens de áreas atingidas por desastres naturais.

Com informações da EFE Brasil