As gestantes na capital do Japão passaram a contar com um aplicativo de mensagens pioneiro, cuja finalidade e ajudar mulheres grávidas na busca por assentos quando usam transportes públicos. O aplicativo, que começou a ser testado no início da semana, é uma iniciativa do metrô de Tóquio em parceria com duas companhias japonesas de telecomunicações.
A linha Ginza será usada até sexta-feira (15) para testar a viabilidade do “app”, que possibilita que mulheres grávidas enviem um recado através do serviço de mensagem japonês Line a usuários previamente registrados em uma conta especial que apoia a iniciativa para que cedam seus assentos se estiverem perto.
O sistema foi desenvolvido pela companhia japonesa Dai Nippon Printing, que acredita que o aplicativo ajudará àquelas pessoas que estão dispostas a ceder o lugar e não perceberam a presença de mulheres grávidas, segundo explicou em comunicado.
A grávida pode enviar uma mensagem assim que sobe no comboio, que chegará somente para aquelas pessoas que estiverem perto para que cedam o assento, no que é, segundo a empresa, o primeiro serviço do mundo destas caraterísticas.
O desenvolvimento do aplicativo ocorreu em um momento no qual o Japão enfrenta uma taxa de natalidade baixa e um rápido envelhecimento da população, e a tecnologia também pode ser usada num futuro entre pessoas idosas e com incapacidades.
“Ainda não fixamos uma data de lançamento”, disse à Agência Efe uma porta-voz da Dai Nippon Printing, que por enquanto está se centrando em testar a eficácia do aplicativo e também não planeja lançar o serviço a nível internacional.
Da Agência EFE