O voo inaugural do foguete H3 de próxima geração do Japão, planejado para o final de março de 2021, foi adiado devido a problemas técnicos detectados durante um teste de motor, anunciou a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA, sigla em inglês), segundo noticiou a Kyodo News.
A Jaxa planeja agora que o primeiro lançamento do novo foguete ocorra em algum momento do ano fiscal de 2021, que começa em abril, enquanto o segundo lançamento está previsto para o ano fiscal de 2022. Cada foguete irá transportar um satélite meteorológico.
Em maio, quando foi realizado o oitavo teste deste ano do LE9, principal motor do foguete H3, resultou em uma dúzia de buracos na parede de uma câmara de combustão, além de rachaduras na turbina que alimenta a câmara de combustível.
O teste teve como objetivo verificar a durabilidade do motor em condições mais adversas do que o normal, em que a temperatura na câmara subiu para cerca de 1.000°C, segundo a Jaxa.
A agência espacial japonesa revisará a eficiência do sistema de resfriamento do foguete, bem como a forma e os materiais usados na turbina.
“O resultado foi além do que podíamos prever com base em nossa experiência e conhecimento”, disse o gerente de projeto da Jaxa, Masashi Okada, em entrevista coletiva.
== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.