Mulheres jogando videogame | ©Depositphotos

Pela 1ª vez, mulheres são maioria em jogos eletrônicos no Brasil, aponta pesquisa

Pesquisa da Games Brasil mostra que o mercado de games eletrônicos, antes dominado por homens, tem agora as mulheres representando 51% dos usuários no Brasil.

O mercado brasileiro mudou muito ao longo dos últimos anos. Novos games, novas tecnologias e muita adaptabilidade aos aplicativos móveis são alguns dos motivos por trás das alterações vistas por diferentes tipos de brasileiros. Isso é ainda mais aplicável para quem está envolvido no mundo dos jogos eletrônicos.

Mulheres dominam o mercado de jogos eletrônicos no Brasil

Apesar de ter sido dominado pelos homens por muito tempo, o mercado de games eletrônicos mudou drasticamente e, agora, o domínio maior é das mulheres. Segundo a Pesquisa Games Brasil de 2021, as mulheres são as maiores usuárias de jogos eletrônicos de diferentes títulos, quando comparado a quantidade de homens que também se divertem com esse tipo de entretenimento.

O resultado foi muito apertado, com as mulheres sendo responsáveis por 51% da audiência total de jogos, enquanto os homens representam 49% desse mercado. Segundo a própria pesquisa anteriormente mencionada, existem alguns motivos que ajudam a entender o motivo de haver uma maior dominância feminina.

Além disso, existem informações que apontam para como as empresas de games podem se adaptar aos resultados que são publicados em pesquisas sobre a população brasileira quando o assunto são games eletrônicos.

Veja, abaixo, as descobertas relacionadas ao mundo dos games brasileiros:

Disputa acirrada

A Pesquisa Games Brasil apontou que as mulheres dominam o mercado de games em diferentes aspectos. Mas o que mais chamou a atenção no resultado da pesquisa foi o fato de que o número de usuários por gênero ficou extremamente acirrado.

Depois de inquirir os gamers brasileiros, os pesquisadores descobriram que a maioria dos jogadores eram mulheres, mas 49% eram homens, ou seja, quase a metade.

O total de mulheres que representam o mercado de jogadores eletrônicos brasileiros é de 51%. Apesar de ser uma diferença muito pequena em termos de percentual, é inegável que ela representa uma ruptura com os últimos resultados, os quais indicavam que os homens representavam a maior parte dos jogadores de iGaming.

É importante destacar que as mulheres dividem espaço com os homens em diferentes tipos de jogos. Tanto em salas de bingo online grátis quanto em diversos outros tipos de games, como os que estão disponíveis https://bingo77brazil.com/bingo-online-valendo-dinheiro, é comum que as brasileiras procurem se divertir ao longo do dia.

Isso serve tanto para brasileiras que fazem uso de smartphones para jogar seus jogos preferidos, quanto às que preferem se divertir pelo computador. Além disso, existem outros games que estão disponíveis para console, o que também passou a ser muito procurado pelas mulheres brasileiras.

De maneira resumida, tanto as mulheres quanto os homens são fãs de jogos para smartphones, mas as mulheres estão mais conectadas com os seus dispositivos em games do que os homens. Por isso, as empresas de desenvolvimento de games começaram a mudar um pouco o seu foco ao longo dos últimos anos, especialmente para o mercado do Brasil.

Jogos com enfoque unissex

No enfoque dos desenvolvedores de jogos para jogadores brasileiros está a necessidade de que os games sejam voltados para os dois sexos, já que o mercado brasileiro tem as mulheres representando o total de 51% dos jogadores.

Dessa forma, empresas que desenvolvem games para o Brasil estão focando seus esforços em garantir que os brasileiros (tanto homens quanto mulheres) se sintam bem-vindos ao jogar os seus games preferidos. Por isso, estão focando em uma experiência unissex, incluindo o design do jogo.

Esse cuidado pode parecer pouco, mas faz toda a diferença no engajamento do usuário. É com esse tipo de desenvolvimento que as empresas sabem que podem adquirir mais jogadores e trazer inovações que fazem com que os fãs se divirtam independentemente de onde estiverem, incluindo via smartphones.

Afinal, os jogos para dispositivos móveis oferecem ainda mais recursos para quem está jogando. São notificações, ofertas, adaptabilidade e navegabilidade em alguns dos recursos que fazem com que o jogador se sinta ainda mais motivado a jogar os seus jogos preferidos usando um iOS ou Android.

Crescimento da indústria de games 

É certo que a indústria de jogos eletrônicos terá muitos avanços ao longo dos anos. Especialistas apontam que esse mercado crescerá ainda mais no decorrer dos próximos períodos operacionais. Isso envolve lançamento de novos jogos, maiores inovações para engajamento de novos jogadores e integração com outras tecnologias.

Espera-se que o grande vencedor dos avanços da indústria brasileira de jogos seja o jogador. Afinal, com uma maior base de dados para saber como criar um jogo perfeito para o brasileiro, é essencial analisar informações que indiquem, estatisticamente, algum direcionamento para quem cria games e disponibilizá-los aos jogadores brasileiros.

Enquanto as mulheres dominam o mercado brasileiro, um elemento entre homens e mulheres é comum, ou seja, o idioma. Com isso, os games que são localizados para o mercado brasileiro permitem que o jogador do Brasil consiga jogar os seus jogos favoritos, navegando pelos menus em seu idioma nativo, o que deixa a experiência do gamer ainda mais completa.

Foto: Depositphotos.

Total
10
Shares
Previous Article
Carro com cano de escape emitindo gases | ©Depositphotos

Montadoras do Japão vão mal em ranking de descarbonização

Next Article
Um porto em Kochi, no oeste do Japão, foi engolido por ondas gigantes provocadas pelo tufão Nanmadol | Reprodução / Projetos elétricos | ©Kyodo

Tufão Nanmadol deixa 2 mortos e mais de 70 feridos no sudoeste do Japão

Related Posts