Pesquisadores japoneses descobrem caverna profunda na Lua

Com 50 Km de extensão, a caverna é cogitada como possível base espacial da Terra no futuro.
Lua Foto Distribuicao Nasa 20102017 900x600 02 min
Foto: Distribuição/Nasa

Uma cavidade subterrânea extremamente profunda, com dezenas de quilômetros de extensão, foi descoberta na Lua por pesquisadores da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA), no que especialistas acreditam que, no futuro, poderá servir para instalar uma base espacial.

Os dados da sonda de observação lunar japonesa Selene confirmaram a existência desta gruta, de 100 metros de largura e 50 Km de extensão, que pode ter sido um túnel de lava vulcânica há 3,5 bilhões de anos.

Acreditávamos que houvesse lugares como este (…) mas ainda não havíamos confirmado”, declarou Junichi Haruyama, pesquisador da Jaxa, à AFP, nesta quinta-feira.

Localizado sob a área das colinas Marius, este enorme túnel poderia proteger os astronautas de variações de temperatura significativas e da radiação perigosa à qual estão expostos na superfície lunar, explicou Haruyama.

“Ainda não vimos o interior da caverna e esperamos que sua exploração nos dê mais detalhes”, acrescentou.

Em junho passado, o Japão anunciou um projeto para enviar um astronauta para a Lua em 2030. A primeira etapa do projeto consiste em participar de uma missão da Nasa (a agência espacial americana) para construir uma estação espacial em órbita em torno da Lua em 2025.

Já os Estados Unidos querem voltar para a Lua no âmbito de um programa de longo prazo, com o objetivo de enviar astronautas a Marte em 2030. A empreitada contaria com a participação de outras agências espaciais.

Com France Press

Total
0
Shares
Previous Article
Forcas de Autodefesa do Japao Foto Reproducao BBC

Japão se mantém entre as 10 maiores potências militares do mundo em 2017

Next Article
Sede da Nissan em Yokohama Foto Getty 900x550 min

Nissan suspende produção para o mercado japonês

Related Posts