Japão e sua contribuição na evolução dos dispositivos móveis

As fabricantes japonesas são pioneiras em várias tecnologias usadas atualmente nos celulares, tais como câmeras, versão flip, proteção Ip68 e até NFC.
Japonesas tirando selfie no templo Fushimi Inari | ©Depositphotos

O Japão se tornou internacionalmente reconhecido por suas contribuições inestimáveis no meio tecnológico, que influenciaram a evolução da tecnologia global e impactaram ao nível mundial nas culturas e modos de vida.

Um dos setores onde o papel do Japão foi visível é no desenvolvimento e evolução dos dispositivos móveis, incluindo o mais amado dos brasileiros, ou seja, o celular / smartphone

Ao longo das décadas, o país vem desempenhado seu papel na inovação desse mercado e gerando tendências que modelam o modo como usamos nossos celulares, incluindo a introdução de novidades que, pouco a pouco, vão se tornando essenciais para o cotidiano.

Conheça alguns modos pelos quais o Japão potenciou a evolução dos celulares.

Japão na vanguarda da tecnologia

Líder em inovações tecnológicas, o Japão foi um dos impulsionadores do mercado móvel de dispositivos. Sendo um dos pioneiros a trabalhar o setor no mundo, esse país se destacou na incorporação de recursos inovadores nos dispositivos móveis.

Alguns dos aspetos melhorados que devemos ao Japão são as câmeras de alta qualidade, as telas coloridas do celular e os recursos de sensibilidade touch. Hoje, todos esses elementos são padronizados e integrados nos celulares a nível global.

Smartphone com tecnologia japonesa | ©Depositphotos
Todos os celulares / smartphones tem um pouco da tecnologia japonesa | ©Depositphotos

No tempo em que criaram os recursos, o Japão se destacava por apresentar soluções que mais pareciam futuristas, sendo que muitas delas são ainda impressionantes.

As câmeras embutidas de alta resolução, os recursos que vieram a permitir os pagamentos móveis e o usufruto do streaming são alguns exemplos.

As telas e seus usos: como o Japão mudou nossos hábitos

Empresas japonesas como a Sharp e a Sony foram muito importantes para o desenvolvimento de tecnologias de tela inovadoras, que hoje valorizamos em nossos celulares.

Além de criarem as telas de alta resolução e as telas flexíveis, elas elevaram a qualidade visual dos dispositivos móveis a ponto de permitir que jogadores de jogos eletrônicos diversos, incluindo o famoso Aviator, usufruíssem de uma experiência mais imersiva e com melhor qualidade de imagem.

Atualmente, a Sony Display é uma das maiores fornecedoras de telas do mercado mundial.

Pioneira da tecnologia IP8 e a versão flip

Outros recursos, como a durabilidade e a resistência a água e poeira foram também criados por japoneses. Aliás, o primeiro celular à prova d’água surgiu no Japão em 2005, quando a multi fabricante de produtos eletrônicos Casio lançou o Casio Canu 502S, ou G’zOne.

Casio Canu 502S (G’zOne), o primeiro celular à prova d´água | Divulgação
Casio Canu 502S (G’zOne), o primeiro celular à prova d´água | Divulgação

“No Japão, um celular [smartphone] à prova d’água é muito mais importante do que um áudio potente, por exemplo”, disse Ken Hong, diretor de comunicações globais da LG, que evitou levar a linha de celulares com bateria removível para a Terra do Sol Nascente, uma vez que um dispositivo que permite trocar peças não pode ser impermeável. 

O processo de impermeabilização, aliás, torna o celular mais caro, mas isso não é um problema. Os celulares que sobrevivem aos “banhos” no Japão já se tornaram parte da cultura do país.

Essa tecnologia caiu nas graças dos usuários de celulares fora do Japão, obrigando, uma vez mais, a adoção internacional de recursos parecidos pelas rivais.

Por fim, o design dos celulares também se deve muito aos japoneses, que investiram na criação de modelos compactos e estiveram na vanguarda dos celulares flip.

Na vanguarda do sistema NFC

Além de tudo citado acima, também vale mencionar o importante papel do Japão na criação de dispositivos que integrem sistemas para pagamento móvel.

Celular com tecnologia NFC | ©Depositphotos
Celular com tecnologia NFC | ©Depositphotos

O Japão é um dos países pioneiros na adoção do NFC. Não é por acaso: a tecnologia tomou forma com a Sony, gigante japonesa de tecnologia, juntamente com a holandesa Philips. Ambas lançaram o serviço com o objetivo de ser uma tecnologia de conexão de curta distância de forma segura. Logo após sua criação, a Organização Internacional para padronização adotou a ISO/IEC 18092 como interface e protocolo de fundação do NFC.

Essa tecnologia revolucionou a forma de pagamento, e vem tomando o lugar do popular cartão de crédito físico. Além disso, no Brasil, essa tecnologia potencializou o uso do Pix e carteiras digitais, o que veio tornar mais simples o consumo de produtos e serviços online.

Câmeras de celular

A japonesa  Kyocera, com sede em Kyoto, foi a empresa que lançou o primeiro celular com câmera no mundo. Revelado em maio de 1999, o Kyocera Visual Phone VP-210. Ele tinha uma tela LCD colorida de apenas 2 polegadas, uma lente frontal que produzia imagens de 0,11 megapixel (MP) e conseguia armazenar até 20 fotos, o que era considerado um top na época.

Celular Kyocera VP-210 | ©Reuters / Kyocera
Celular Kyocera VP-210 | ©Reuters / Kyocera

Atualmente, muitas fabricantes famosas de dispositivos móveis, tal como Samsung e Xiaomi, usam câmeras da Sony em alguns modelos de seus celulares, uma vez que a gigante japonesa é uma das maiores fabricantes de câmeras para smartphones no planeta.

Desse modo, as contribuições japonesas foram muito importantes para que hoje possamos aproveitar as várias serviços tecnológicos inovadores em nossos dispositivos móveis.

Total
0
Shares
Previous Article
Idosos são maioria no bairro Harajuku, em Tóquio | ©Nikkei Asia

Pela 1ª vez, pessoas com 80 anos ou mais superam 10% da população do Japão

Next Article
Idosos japoneses felizes | ©Depositphotos

Remédio japonês que faz crescer dentes novos será lançado em 2030

Related Posts