A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (Jaxa) anunciou nesta segunda-feira (22) que espera reativar a sonda lunar Slim, que pousou na Lua no último sábado (20), quando tornou-se o quinto país a chegar ao satélite natural. Antes, apenas os Estados Unidos, a antiga União Soviética, a China e a Índia conseguiram atingir o concorrido e dificílimo intento.
O equipamento espacial pousou na Lua às 00h20 de sábado, dia 20, no horário do Japão (12h20 de sexta-feira no horário de Brasília), mas foi desligado quase 3 horas depois na tentativa de poupar as baterias.
De acordo com a Kyodo News, a sonda Slim é um módulo de exploração de pequena escala e foi projetada para pousar com precisão em um local específico na superfície lunar (no polo sul do satélite), o que lhe rendeu o apelido de “Moon Sniper” (franco-atirador lunar).
A missão, que fez do Japão o quinto país a pousar na Lua, tem o objetivo de estudar a possível presença de água no satélite e acelerar o seu conhecimento por meio de um “sistema mais leve”.
A Jaxa informou que a sonda obteve sucesso ao coletar dados durante a descida e na superfície lunar, mas que as células solares pararam de funcionar, deixando o nível de bateria em 12%.
Ainda de acordo com a Kyodo, a agência espacial japonesa disse que há esperanças de que as células solares sejam ativadas caso a luz solar chegue à Lua pelo oeste. “ Estamos nos preparando para seu restabelecimento”, disse.
“O status da Slim e os resultados analisados serão divulgados no fim desta semana”, prometeu a agência em publicações divulgadas hoje (22) no X (antigo Twitter).
== Mundo-Nipo (MN)
Fontes: Slim Jaxa / X | Kyodo News Japan.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.