Do Mundo-Nipo
Um dos aplicativos mais populares no Japão, o Line, vem sofrendo com acessos irregulares a milhares de contas de seus usuários, causando um prejuízo de 6,5 milhões de ienes (cerca de R$ 143 mil) em fraudes desde junho, informou nesta terça-feira (22) o Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio.
Segundo o departamento, os cibercriminosos “assumem as identidades” dos usuários do Line para efetuar compras online com cartões pré-pagos. O uso desses cartões, em sua maioria, tem sido para compras de jogos em smartphones e serviços de entretenimento.
“Os cibercriminosos pedem números de registo dos cartões através de uma mensagem normal e, em seguida, roubam os recursos eletrônicos”, diz o departamento de polícia, conforme noticiou o jornal japonês Mainichi.
Enquanto isso, a polícia confirmou 18 casos semelhantes que gerou cerca de 1,95 milhões de ienes (cerca de R$ 43 mil) de prejuízos. Nesses casos, os usuários são convidados a comprar cartões pré-pago ou iTunes – todos envolvendo o aplicativo Line.
Além destes casos, a polícia já atendeu 119 solicitações de pessoas pedindo averiguação por suspeita que seus IDs tenham sido acessados ilegalmente.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.