Japão põe em órbita 3º satélite de seu novo sistema de posicionamento global

O Michibiki 3 integra um avançado sistema de quatro satélites que funcionará como uma versão japonesa do GPS.
Satelite Michibiki em orbita Foto Distribuicao Mitsubishi Electric
Satelite Michibiki em órbita (Foto: Distribuição Mitsubishi Electric)

O Japão lançou no último sábado (19) o foguete H-2A que transportava um satélite de posicionamento geográfico, após uma semana de atraso, disse o governo. Colocado em órbita minutos após o lançamento, o Michibiki 3  integra um sistema de quatro satélites do mesmo tipo e que será uma versão japonesa do sistema de posicionamento global, mais conhecido pela sigla GPS (em inglês, global positioning system).

O novo sistema irá oferecer informação mais precisa de localização, com apenas alguns centímetros de margem de erro, enquanto o GPS norte-americano tem margem de erro de até 10 metros. Segundo autoridades japonesa, o sistema japonês “Michibiki” (“Orientação”, em tradução livre)  será usado também para piloto automático e possivelmente para fins de segurança nacional.

O governo adiou o lançamento em uma semana por conta de uma falha técnica.

“Com o sucesso do terceiro satélite, demos outro passo adiante para ter sinais de quatro satélites no futuro”, disse Masaji Matsuyama, ministro responsável pela política espacial, em comunicado.

Segundo a ‘NHK’, o primeiro satélite do sistema foi enviado ao espaço há sete anos, enquanto o Michibiki 2 foi lançado no dia 1º de junho. O governo pretende lançar um quarto satélite no final do ano, para começar a oferecer informação de posição de alta precisão no próximo mês de abril.

Quando todos estiverem conectados no espaço, cada um deles vai manter uma órbita sobre o Japão durante oito horas por dia e, desse modo, pelo menos um satélite estará sobrevoando o país ininterruptamente.

O novo sistema japonês será mais preciso que o GPS dos EUA, que tem uma margem de erro de aproximadamente dez metros. Mas quando o Michibiki e o GPS estiverem funcionando em conjunto, essa margem será reduzida para apenas alguns centímetros.

Além de servir como importante ferramenta de localização, empresas japonesas planejam utilizar o sistema para maquinário de construção totalmente automatizado, operações com drones, veículos de auto-condução, entre outros.

O Japão planeja impulsionar o número de seus satélites de posicionamento geográfico para sete em 2023, tornando seu sistema operacional independente mesmo que o GPS norte-americano se torne indisponível por alguma razão, disse uma autoridade do governo anteriormente.

O satélite foi fabricado pela Mitsubishi Electric Corp 6503.T e foi colocado em órbita pela Mitsubishi Heavy Industries Ltd 7011.T.

Fontes: Agência Reuters | Canal NHK News.

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas procuram sombra no calor de Toquio Foto Natsuki Sakai Aflo Photos 900x600 min

Calor extremo no Japão leva número recorde de pessoas aos hospitais

Next Article
Misseis da Coreia do Norte Foto kCNA Montagem MN

Japão pede por maior pressão sobre a Coreia do Norte

Related Posts