Desafio dos mil cortes: robô contra samurai

No desafio tradicional japonês, vence quem conseguir realizar mil cortes com uma lâmina em menos tempo.
Desafio dos mil cortes Foto Reproducao Yaskawa
Desafio dos mil cortes Foto/Reproduação

Atualizado em 19/02/2017


Em 2015, a companhia japonesa Yaskawa Electric Corporation completou 100 anos de existência e, para celebrar a ocasião, promoveu um desafio espetacular, no qual a tecnologia tenta superar ou igualar “habilidades humanas incomuns”.

No ano em questão e como parte das celebrações de seu 100º aniversário, a Yaskawa lançou o YASKAWA BUSHIDO PROJECT, que consiste em um desafio entre máquina e humano. O projeto é detalhado em um vídeo que a companhia divulgou em junho do ano passado.

Em comunicado divulgado no site da Yaskawa Electric Corporation, a companhia explicou que, no desafio, “a máquina MOTOMAN-MH24 tenta superar suas limitações de desempenho como um robô industrial por meio de programação em um nível elevado, aplicando a integração de três lemas: prontidão, precisão e agilidade”.

O robô enfrenta nada menos do que o mestre Isao Machii, que detém muitos recordes mundiais pelo uso e precisão com a katana (espada japonesa).

Machii, de 43 anos, que se autodenomina um “samurai moderno”, cortou um projétil de 6mm ao meio com uma katana. O feito foi exibido em 2009 no programa “Os Super Humanos de Stan Lee”, do canal de TV por assinatura History Channel.

A façanha de Machii foi gravada com uma câmera especial que diminuiu a velocidade da imagem em 250 vezes. No vídeo, podemos ver claramente a lâmina de Machii cortando o projétil, que estava se movimentando a 88 metros por segundo. A proeza deu ao samurai seu primeiro de cinco recordes mundiais.

Mediante essa precisão “inumana”, Machii foi convocado para enfrentar o robô MOTOMAN-MH24 no “Desafio dos Mil Cortes – vence quem conseguir realizar mil cortes com uma lâmina em menos tempo. No desafio tradicional do Japão, os cortes são efetuados em bambus, desde o mais grosso ao menor e mais fino. O projeto, no entanto, incluiu frutas.

Entretanto, as habilidades do robô com uma katana foi adquirida do próprio Machii, que participou de exaustivas execuções de suas técnicas com uma lâmina. Seus movimentos foram precisamente gravados por uma equipe da Yaskawa.

A partir dessas imagens, os engenheiros criaram um avançado software que “ensina a manusear uma katana específica”. Esse programa foi implantado no MOTOMAN-MH24.

Com isso, Machii enfrenta suas próprias habilidades no desafio, tendo ainda pela frente o cansaço humano natural, algo que o seu “oponente” desconhece.

Esse desafio levou Machii a mais um recorde e reconhecimentos pelo “Guinness“, o Livro dos Recordes.

Total
0
Shares
Previous Article
Star Trek Beyond Divulgacao

‘Star Trek: Sem Fronteiras’ estreia no Japão

Next Article
Explosoes em um parque de Utsunomiya Foto Asahi 23 10 16

Explosões em parque no Japão deixam um morto e 3 feridos

Related Posts