Japão quer melhorias na segurança de dados de usuários do Facebook

Vazamento de informações de contas no Facebook afetou potencialmente pelo menos 100 mil usuários no Japão.
Facebook segurancao Foto Shutterstock min
©Shutterstock Free Images

Atualizado em 23/10/2018


O Governo do Japão pediu ao Facebook para melhorar a proteção dos dados pessoais de seus usuários, uma solicitação que ocorre após uma série de falhas na rede social afetar dezenas de milhões de usuários em todo o Mundo, incluindo milhares no Japão.

Tóquio pediu que a maior empresa de mídia social do planeta comunique todos os problemas de segurança aos usuários, aumente a vigilância sobre provedores de aplicativos em sua plataforma e informe os reguladores de qualquer mudança nas medidas de segurança.

O pedido do governo japonês vem depois que o Facebook disse neste mês que hackers roubaram dados de 29 milhões de contas de usuários.

A falha ocorre poucos meses depois que a companhia de Mark Zuckerberg revelou que informações pessoais de quase 87 milhões de usuários foram acessadas indevidamente pela empresa britânica Cambridge Analytica.

A Comissão de Proteção de Informações Pessoais do Japão, que investigou o caso da Cambridge Analytica com autoridades do Reino Unido e de outros lugares, emitiu uma declaração nesta segunda-feira detalhando seu pedido ao Facebook. A solicitação não contém ordens administrativas ou penalidades e não é juridicamente vinculativa.

A rede social prometeu detalhar em seu site em japonês como atenderá ao pedido de Tóquio, disse a Comissão.

O órgão japonês também disse que o caso da Cambridge Analytica afetou potencialmente 100 mil usuários no Japão, e que o ataque cibernético deste mês também pode ter impacto sobre os usuários japoneses.

Vazamento de dados de usuários em setembro
No fim de setembro, mais precisamente entre os dias 14 e 27, um vazamento de informações pessoais no Facebook deixou as empresas de segurança da área em alerta

O vazamento permitiu a captura de dados completos do usuário, inclusive números de documento, localização, histórico de deslocamento, preferências e listas de seguidores. Inicialmente, a estimativa era de que 50 a 90 milhões de contas haviam sido comprometidas, porém, após nova checagem, o número reduziu para 30 milhões. No Brasil, segundo o próprio Facebook, cerca de 400 mil internautas já foram notificados.

Entre os fatores de risco apontados pela Bitdefender está a possibilidade de botnets terem sido inoculados em dispositivos e estarem usando os dados roubados na rede para realizar engenharia social e arquitetar ações de ransomware, fraude bancária e clonagem de perfil para operações fraudulentas.

Mundo-Nipo
Fontes: Agência Reuters | Digital.

Total
0
Shares
Previous Article
Osamu Shimomura Foto Reproducao Mainichi min

Morre Osamu Shimomura, vencedor do Nobel de Química em 2008

Next Article
Shinzo Abe Imagem Reproducao NHK 900x600 15 02 2015

Premiê do Japão viaja à China

Related Posts