Uma espetacular “bola de fogo” iluminou o céu da região de Kanto, no leste do Japão, na noite da última sexta-feira, de acordo com a mídia local.
Segundo o jornal Asahi Shimbun, Daichi Fujii, curador do Museu da Cidade de Hiratsuka, ao sul de Tóquio, viu e filmou o meteoro por volta das 22h30 locais em 21 de agosto (10h30 no horário de Brasília,).
O meteoro era quase tão brilhante como a Lua Cheia no seu momento de maior brilho, disse Fujii, disse Fujii.
Depois de analisar várias imagens, Fujii chegou a conclusão de que a bola de fogo era um pedaço de asteroide que saiu da órbita cinturão de asteroides perto de Júpiter. A parte que não ardeu na atmosfera aparentemente caiu no oceano Pacífico.
O meteoro cruzou o céu de Kanto, começando na província de Kanagawa, e caiu na parte sul da Península de Boso, na província de Chiba, próximo a Tóquio, a uma velocidade de aproximadamente 15 km/s, segundo o jornal Mainichi.
Mais tarde, fragmentos de meteoritos foram encontrados em duas cidades da província de Chiba, Narashino e Funabashi.
O Museu Nacional da Natureza e Ciência de Tóquio se candidatou para registrar os fragmentos como “Narashino inseki (meteorito)”.
Trata-se da segunda bola de fogo vista na região de Kanto desde que um meteoro semelhante foi observado na madrugada de 2 de julho.
Do Mundo-Nipo (MN)