Smart TV / Streaming | ©Depositphotos

Iene é afetado por demanda de serviços de streaming no Japão

Demanda por entretenimento doméstico durante a pandemia se mantém no País do Sol Nascente, com empresas como Netflix, Amazon e Walt Disney como as principais beneficiárias.

Atualizado em 28/05/2023

O “déficit digital” do Japão, uma espécie de indicador que mede os pagamentos a empresas de tecnologia estrangeiras, tais como Netflix e Amazon, aumentou em relação ao comércio e viagens no saldo da conta-corrente do país, e o crescimento contínuo pressiona a moeda local, informou a agência Bloomberg citando, como fonte, nota escrita pelos estrategistas Lhamsuren Sharavdemberel e Shinichiro Kadota.

Segundo a agência, o valor atingiu 4,8 trilhões de ienes (US$ 34,7 bilhões) no ano passado, equivalente a quase 90% do déficit da conta de serviços do Japão, disseram.

A crescente demanda por entretenimento doméstico durante a pandemia se mantém no País do Sol Nascente, com empresas como Netflix, Amazon e Walt Disney como as principais beneficiárias, de acordo com o relatório. Esse crescimento sugere que as despesas para essas companhias e similares devem aumentar, mesmo que sua participação de mercado permaneça inalterada, disseram os estrategistas.

Iene é a moeda com o segundo pior desempenho no G10

O iene está na rota para mais uma vez fechar o ano como a moeda com o segundo pior desempenho no Grupo dos dez neste ano, com queda superior a 5% em relação ao dólar, em meio à expectativa de que o Banco do Japão (BOJ, o banco central japonês) antecipe um ajuste de sua política monetária ultrafrouxa.

A moeda japonesa caiu para uma mínima de três décadas no ano passado, diante do peso de um déficit comercial significativo e do maior diferencial das taxas de juro com os EUA.

Ainda assim, embora o déficit de serviços deva pressionar o iene, os estrategistas do Barclays esperam que o maior número de turistas recebidos pelo Japão compense o fraco desempenho neste ano. Juntamente com uma combinação de preços mais baixos de commodities e expectativa de que o BOJ ajuste a política monetária, a taxa dólar-iene pode cair para 123 no primeiro trimestre de 2024, disseram.

“O déficit digital é um fator estrutural de venda do iene, mas a melhoria da conta de viagens provavelmente terá um impacto maior em 2023”, avaliam.

== Mundo-Nipo (MN)
Com Agência Bloomberg
Foto: Depositphotos

Total
0
Shares
Previous Article
Apostas esportivas online | ©Depositphotos

Como apostar online de forma segura?

Next Article

Emprego no Japão: Vagas em fábrica de eletroeletrônicos em Shiga

Related Posts