Tokyo Game Show 2024 | Kyodo Images

Inteligência artificial domina o Tokyo Game Show 2024

Uma das maiores feiras de games do planeta bateu recorde de expositores e títulos, com destaque para a presença da inteligência artificial e grandes lançamentos no mundo dos games.

A maior feira de games da Ásia e do planeta, a Tokyo Game Show, abriu suas portas na quinta-feira (26), trazendo um mar de novidades e tecnologias para os apaixonados por videogames. Com um recorde de 985 expositores de 44 países e regiões, o evento promete agitar o mundo dos games nos próximos dias.

Uma das principais atrações deste ano é a área dedicada à inteligência artificial, onde empresas de diversos países apresentam soluções inovadoras para acelerar o desenvolvimento de jogos e criar experiências mais imersivas. A HechicerIA, uma startup espanhola, por exemplo, está exibindo um software capaz de transformar textos em vídeos 3D em poucos segundos, reduzindo drasticamente o tempo e os custos de produção.

A Techno-Speech, sediada em Nagoya, demonstra sua tecnologia para criar comentários de jogos esportivos em tempo real utilizando IA. Seu serviço já foi adotado pelo último jogo de beisebol da Konami Digital Entertainment. Por sua vez, a Drecom desenvolveu um sistema para gerar falas para personagens de jogos de forma automática, com base em suas personalidades e características.

Grandes empresas marcam presença

A Sony Interactive Entertainment retornou ao evento após cinco anos de ausência para revelar o PlayStation 5 Pro, com unidades de processamento gráfico atualizadas para qualidade de imagem aprimorada. Já a Square Enix e a Capcom apresentaram as últimas iterações de suas populares séries de jogos Dragon Quest e Monster Hunter, respectivamente.

A Qiddiya, da Arábia Saudita, chamou a atenção com seu projeto ambicioso de construir uma cidade de entretenimento fora da capital Riade, que incluirá um estádio, pista de Fórmula 1, instalações de e-sports e, o mais importante, o primeiro parque temático do mundo dedicado à série de anime e mangá globalmente popular Dragon Ball.

Números recordes e futuro promissor

O evento conta com um número recorde de 2.850 títulos de jogos em exibição, demonstrando o crescimento contínuo da indústria. A participação de empresas estrangeiras também bateu um recorde, com mais de 535 empresas de diferentes países. Estima-se que cerca de 250.000 visitantes compareçam à extravagância anual de quatro dias, realizada no centro de convenções Makuhari Messe, na província de Chiba, perto de Tóquio.

A inteligência artificial está transformando a forma como os jogos são criados e consumidos. Com o avanço das tecnologias, podemos esperar experiências de jogo cada vez mais personalizadas, imersivas e realistas. O Tokyo Game Show demonstra como a tecnologia está sendo utilizada para impulsionar a criatividade e a inovação no setor.

Ingressos e público

Os ingressos para o público em geral, ao preço de 3.000 ienes (US$ 21) por dia, não são vendidos no local e precisam ser comprados online com antecedência. Crianças em idade escolar primária e menores podem entrar gratuitamente.

História

Lançada em 1996, a Tokyo Game Show está na liga com a Gamescom da Alemanha como uma das principais feiras de jogos, particularmente na Ásia. A E3, que já foi um evento comparável nos Estados Unidos, foi descontinuada no ano passado.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Veja mais dessa categoria
Total
0
Share