Templo no Japão tem robô humanoide ministrando Budismo

Batizado de Mindar, o humanoide está ministrando palestras sobre os ensinamentos de Buda aos visitantes no templo de Kodaiji, em Kyoto.
Robo humanoide ensina budismo em Kyoto Foto Reproducao Kyodo
Humanoide Mindar é apresentado em templo Budismo em Kyoto | ©Kyodo

Os robôs humanoides são uma realidade corriqueira no Japão, onde servem como guia turístico, intérpretes, recepcionistas, enfermeiros, entre outras funcionalidades, há muito tempo. Mas, agora, existe um humanoide programado para ser uma espécie de “monge” budista.

De acordo com a imprensa japonesa, o robô humanoide, de nome Mindar, está ministrando palestras sobre os ensinamentos de Buda aos visitantes no templo de Kodaiji, em Kyoto, no centro do Japão.

Mindar foi desenvolvido por uma equipe de engenheiros de robótica da Universidade de Osaka. A máquina foi moldada para representar uma versão futurista de Kannon, a deidade da compaixão, segundo a mitologia japonesa.

Incrivelmente, Mindar tem expressões faciais bem semelhantes à dos humanos. Ele é capaz de manter contato visual e até responder perguntas complexas.

O robô tem 1,95 metro de altura e seu corpo é revestido com aço inoxidável. A pele do rosto e das mãos são produzidas com um tipo de látex especial, quase idêntica à pele humana. Aliás, Mindar só tem “pele” no rosto, pescoço, em parte do tórax e nas mãos.

O professor Hiroshi Ishiguro, líder da equipe de cientistas que produziu Mindar, é famoso por construir diversas máquinas humanoides no país, tais como apresentadores de televisão e até crianças.

Os trabalhos de Hiroshi estão cada vez mais próximos da aparência humana. No entanto, Mindar é diferente, visto que o cientista fez questão de deixar bem clara a aparência robótica.

Mediante isso, Mindar tem uma aparência um pouco assustadora. Ele é uma mistura de robôs dos filmes “Ghost in the Shell” com “Eu, Robô”, ambos com o cérebro robótico visível.

Tensho Goto, monge e chefe da administração do templo, afirmou em entrevista ao site South China Morning Post que acredita na capacidade de Mindar em atrair pessoas para o Budismo.

“Nós já temos várias esculturas, mas todas estão paradas. Nós queríamos algo que pudesse falar para ajudar as pessoas a criarem um vínculo maior”, disse o monge.

Mindar foi apresentado no templo em 22 de fevereiro e estará em exposição, bem como ministrando palestras no templo, até o dia 6 de maio deste ano, afirmaram seus criadores, mas sem informar o próximo paradeiro do humanoide.

Veja abaixo a apresentação do humanoide no templo de Kodaiji:

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: C Net | The Japan Times / via Jiji Press | ANNnewsCH / TV Asahi | SCMP.

Total
0
Shares
Previous Article
Dolar Foto Aflo Images 900x550 07 01 2016

Dólar salta mais de 2% e atinge maior cotação em 6 meses

Next Article
Princesa Aiko com os pais Naruhito e Masako Getty

Japão criou painel secreto para permitir mulheres ascenderem ao trono

Related Posts