Japão e França preparam missão para viajar à lua de Marte

Será a primeira vez que a Terra receberá uma amostra de um satélite de outro planeta.
Planeta Marte e suas duas luas Foto NASA
Planeta Marte e suas duas luas (Foto: Asahi/NASA)

As agências espaciais de França e Japão informaram que estão preparando uma missão conjunta com o objetivo de trazer para a Terra uma amostra de uma das luas de Marte, algo inédito até o momento.

“É uma missão de uma importância considerável, porque, com exceção da Lua, esta será a primeira vez que traremos para a Terra uma amostra de um satélite de outro planeta”, disseram, em declaração conjunta, Jean-Yves Le Gall, presidente do Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES), e Naoki Okumura, presidente da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA).

O acordo entre as duas agências espaciais foi assinado no dia 10 deste mês em Tóquio. O documento indica a colaboração das duas agências espaciais para a missão denominada MMX, que prevê a decolagem para marte de uma sonda em 2024. A decisão final será tomada no fim deste ano.

A sonda deverá depositar um pequeno módulo de aterrissagem em Fobos, a maior e mais próxima das duas luas de Marte, para trazer à Terra uma amostra “que permitirá fazer milhares de análises”.

“Este módulo de aterrissagem é inspirado um pouco em Philae ou em Mascot (que a sonda japonesa Hayabusa-2 deverá depositar em um asteroide em 2018)”, disse Le Gall.

De forma irregular, Fobos mede 27 quilômetros em sua maior extensão. Conhecer sua estrutura permitiria esclarecer o debate sobre a origem das duas luas de Marte.

De acordo com as duas principais teorias opostas, pode se tratar de um asteroide capturado no campo gravitacional do planeta ou o resíduo de um impacto gigante com o planeta vermelho.

Fontes: Agência AFP | Jornal The Asahi Shimbun.

Total
0
Shares
Previous Article
Ministro Masahiro Imamura Foto Getty Asahi 913327

Ministro da Reconstrução do Japão pede demissão

Next Article
Banco do Japao Foto Yuya Shino

BC do Japão melhora avaliação sobre a economia

Related Posts