Dados codificados DNA | ©Depositphotos

Panasonic desenvolve chip que acelera resultado de informações genéticas

O chip inovador oferece resultado de teste de DNA em apenas 1 hora. Ele verifica possíveis doenças genéticas, avalia riscos futuros e identifica genes relacionado à doenças.

A Panasonic desenvolveu um chip de teste para DNA que agiliza todas as etapas de obtenção de informações genéticas. O teste inovador é realizado por meio de injeção do sangue e de um produto químico no chip. A empresa japonesa usou como base uma pesquisa do Centro Interuniversitário de Microeletrônica (IMEC, na sigla em inglês)

“Este é o chip que nós realmente desenvolvemos. Como você pode ver, é menos da metade do tamanho de um cartão de visita. Ele contém tudo o necessário para o teste de DNA. Uma vez que uma gota de sangue é inserido, o chip completa de todo o processo, até à detecção de SNP (variações de uma única base de DNA entre os indivíduos) “, disse Ichiro Yamashita, pesquisador chefe da Panasonic.

A detecção de SNPs torna possível verificar se as doenças genéticas estão presentes no indivíduo, avaliar os riscos futuros e identificar genes relacionado à doença.

“Ao pesquisar SNPs, podemos determinar que esse remédio vai trabalhar para essa pessoa, ou esta medicação terá efeitos colaterais graves sobre essa pessoa. A investigação de SNPs permite um tratamento sob medida. Mas com o método atual, tem que ser feito em um laboratório especializado, de modo que realmente leva três a quatro dias. No pior dos casos, leva-se uma semana de envio da amostra para se obter o resultado. Nosso equipamento pode determinar SNPs de um paciente em apenas uma hora depois de ter recebido o sangue”, disse Yamashita.

O teste é feito simplesmente através do sangue do paciente e de um produto químico inseridos no chip.

Primeiramente, o sangue e as químicas são misturados. O DNA é depois extraído a partir da solução mista. As regiões contendo SNPs são então cortadas e amplificado. A amplificação do DNA utiliza tecnologia denominada de PCR, que corta as seções desejadas fazendo variar a temperatura. Com o método convencional, este processo levava duas horas.

O DNA amplificado é então enviado através de uma micro bomba para um filtro. Aqui, o DNA é separado para cada comprimento de seção. Depois, um sensor eletroquímico desenvolvido recentemente identifica SNPs enquanto o DNA é dissolvido na química.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Channel Panasonic
Foto em destaque: Depositphotos

Total
0
Shares
Veja mais dessa categoria
Total
0
Share