A Yamaha apresentou no Japão o “MotoBot”, um avançado robô humanoide programado para pilotar motos de verdade. No vídeo divulgado pela fabricante japonesa, o Motobot pilota uma Yamaha RM1 que, segundo o site “Notícias Automotivas”, foi adaptada para que o robô ficasse preso aos comandos da motocicleta.
Na verdade, o MotoBot é a estrela de uma campanha publicitária da marca para o MotoGP. O comercial conta com a participação indireta do italiano Valentino Rossi, piloto da Movistar Yamaha MotoGP, competição na qual Rossi já faturou seis títulos (2002, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2009).
No MotoGP 2015, o italiano “multicampeão” decide o título da temporada com o companheiro de equipe Jorge Lorenzo, no dia 8 novembro.
Já o robô piloto, que aparentemente não é 100% autônomo, foi desenvolvido para ser um instrumento de aprendizagem, usado para avaliar a segurança durante a condução.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.