Japão registra número recorde de ataques cibernéticos em 2013

Cerca de 4.100 sites do governo e de outras organizações do Japão foram invadidos durante os sete primeiros meses de 2013.

Do Mundo-Nipo

Um grupo especializado em segurança de computadores disse que cerca de 4.100 sites do governo e de outras organizações do Japão foram invadidos durante os sete primeiros meses de 2013. O número é o dobro do registrado em 2012 e o mais alto de todos os tempos.

 

Ataques cibernéticos no Japão (Imagem: NHK/Reprodução)
O especialista Takuho Mitsunaga recomenda aos administradores de websites que verifiquem regularmente seus sites e pede aos usuários que atualizem “constantemente” todos os seus softwares (Imagem: NHK/Reprodução)

 

A Japan Computer Emergency Response Team Coordination Center (JPCERT/CC) adverte que em muitos casos envolviam vírus capazes de infectar os computadores de quem acessa sites invadidos, podendo até roubar IDs e senhas de usuários durante transações bancárias online e compras pela internet.

O analista da JPCERT/CC especializado em segurança, Takuho Mitsunaga, recomenda aos administradores de websites que verifiquem regularmente seus sites para confirmar se não houve modificações indevidas nas páginas e pede também aos usuários que atualizem todos os seus softwares.

“Quando o software não é atualizado, a vulnerabilidade do computador aumenta”, destacou o especialista.

Em março deste ano, um site envolvendo a redução de CO2, operado pelo Ministério do Meio Ambiente do Japão, foi infectado por malware (qualquer tipo de software malicioso, desenvolvido para executar ações danosas e atividades maliciosas em computadores e redes).

Em junho passado, o site da Toyota também foi parcialmente invadido, mas os programadores da empresa conseguiram intervir antes que o vírus afetasse todo o programa do site, de acordo com o site oficial da Toyota Japan.

No início deste mês, a Agência Nacional de Polícia (ANP) divulgou que pelo menos 16 mil computadores no Japão foram infectados com o mesmo tipo de vírus utilizado em uma série de fraudes bancárias online nos últimos anos, envolvendo IDs de usuário e senhas roubadas, conforme divulgou a agência Kyodo no dia 9 de agosto.

A ANP disse que suspeita de que um único grupo pode ser responsável pelos cerca de 400 casos somente neste ano, e destacou que está tomando sérias medidas para combater a onda de ataques cibernéticos que tem assolado o Japão nos últimos anos.

As informações são da emissora NHK e da agência Kyodo.

 

Para saber mais sobre Tecnologia, clique em mundo-nipo.com/tecnologia. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Empresas japonesas devem investir em biomassa para compensar energia nuclear

Next Article

Vulcão Sakurajima expele cinzas a mais de 5 mil metros de altura

Related Posts