O Kanamara Matsuri, mais conhecido como o Festival do Pênis, começa neste final de semana em Kawasaki, na província de Kanagawa, no leste do Japão. O evento tradicional ocorre anualmente nos dois primeiros finais de semana de abril.
Com mais de 40 anos, o Kanamara Matsuri é uma celebração à fertilidade e ao casamento, além de ser uma manifestação pela proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O lucro é revertido para instituições que trabalham em prol do combate ao HIV.
A principal atividade do evento é a Mikoshi Tokyo Parade, um dos festivais de primavera mais concorridos do Japão e que acontece sempre no primeiro domingo de abril.
O desfile em Tóquio tem como ápice três santuários móveis (mikoshi) –semelhantes a pequenos carros alegóricos– que carregam réplicas de órgãos genitais masculino. O mikoshi mais esperado do evento é o tradicional Kanamara Boat Mikoshi, que carrega um grande pênis preto feito de metal.
Fugindo do tradicional, mas não menos importante, está o mikoshi Elizabeth, famoso por carregar o icônico pênis rosa. Ele foi doado por um clube de drag queen, cujo nome é homônimo ao falo rosa.
O desfile, no qual “Elizabeth” é o mais popular, começa por volta das 12h e segue do Santuário Kanayama ao longo de Daishisando antes de chegar ao templo Kawasaki Daishi, onde são realizados ritos religiosos antes do desfile retornar para o Santuário Kanayama.
A festa conta ainda com feiras repletas de barracas de comida e souvenirs com formato de pênis e até de vulvas.
Origem
O festival remonta ao início do século 17, quando meretrizes se dirigiam ao Santuário Kanayama para pedir proteção contra ISTs.
Lenda
Já o folclore japonês conta que, em tempos antigos, um demônio apaixonado foi quem originou a festa.
Apaixonado e enciumado, o demônio se escondeu no órgão sexual de sua amada para morder o pênis do marido dela e, assim, impedindo o casal de ter relações sexuais.
Ao descobrir o que estava acontecendo, a mulher procurou a ajuda de um ferreiro, que lhe fez um falo de metal, o qual quebrou os dentes do demônio e o expulsou para sempre.
Com o “exorcismo” feito, o casal finalmente teve paz durante a relação íntima e, feliz com o intento, levou a peça de metal ao Santuário de Kanayama como forma de comemoração.
É dito que o falo de metal feito pelo ferreiro está guardado no santuário, enquanto uma réplica é exibida durante os festejos do Kanamara Matsuri.
Divindades da metalurgia
O Santuário de Kanayama é dedicado a Kanayamahiko e Kanayamahime, divindades masculinas e femininas que protegem a forja. Como tal, muitos ferreiros e empresas metalúrgicas estão entre os que adoram o santuário.
Honen Matsuri
No Japão existem outros festivais da fertilidade. Entre os mais populares está o curioso Honen Matsuri (Festival da Colheita), também conhecido como Festival da Fertilidade e que, assim como também exibe imagens de pênis em desfiles.
O festival é promovido anualmente pelo santuário xintoísta Tagata, em Komaki, na prefeitura de Aichi, na região central do Japão. Saiba mais sobre o Honen Matsuri.
Por Maria Rosa
Fontes principais:
● Kanamara Penis Festival
● Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO)
Restrição de uso
É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia as restrições de uso em nossa Política do Site.