Longa brasileiro “Nise” leva prêmio de melhor filme no Festival de Tóquio

Glória Pires levou o prêmio de melhor atriz por sua interpretação em “Nise – O Coração da Loucura”, que faturou o prêmio de melhor filme.
Nise O Coracao da Loucura Foto Cartaz Divulgacao detalhe 900x600 otimizada

O filme brasileiro “Nise – O Coração da Loucura”, dirigido por Roberto Berliner, faturou o prêmio de melhor filme da 28º edição do Festival Internacional de Cinema de Tóquio. A atriz Glória Pires, que não compareceu ao evento, levou o prêmio de melhor atriz por interpretar a psiquiatra Nise, personagem-título do filme vencedor do prêmio principal do evento, chamado de Grand Prix.

Em seu discurso durante a premiação, no sábado (31), Berliner explicou que sentia o dever de fazer com que a história de “Nise” fosse conhecida. “Era minha responsabilidade mostrar história dela [Nise] para o mundo”, disse o diretor logo depois de receber o troféu das mãos da atriz japonesa Kiwa.

O longa fez sua estreia internacional em Tóquio, depois de já ter sido exibido no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, em outubro, onde  ganhou o Prêmio do Júri Popular. O filme só não tem previsão ainda de um lançamento comercial.

“Nise” concorreu ao Grand Prix (Grande Prêmio) do seleto festival juntamente com outros 14 filmes selecionados entre os mais de 1,4 mil inscritos de 86 países e territórios. A última vez que um filme brasileiro foi selecionado para concorrer ao grande prêmio em Tóquio foi em 2003, com a produção “Deus é Brasileiro”, do afamado cineasta Cacá Diegues.

O filme “Nise – O Coração da Loucura” é baseado na história de vida da psiquiatra Nise da Silveira, interpretada por Glória Pires. Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, na década de 1940, a doutora Nise propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Mas seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

*Veja a lista de todos os vencedores no site oficial do Tokyo International Film Festival 2015.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Kohei Uchimura conquista 6º título Mundial de Ginástica Artística

Next Article

Japão, China e Coreia do Sul realizam primeira cúpula em 3 anos

Related Posts