Governo de Tóquio inaugura centro de ‘cultura anime’

Anime Tokyo Station ocupa uma área de 1.300 m² em três andares de um prédio em Ikebukuro. O centro inovador abriga 50 mil itens da cultura anime e promove exposições regulares. Atualmente, os visitantes podem mergulhar no universo de Naruto.
Gigantesco monumento circular suspenso com ilustrações de personagens populares de anime é destaque no primeiro andar da Anime Tokyo Station | ©Kyodo Images
Gigantesco monumento circular suspenso com ilustrações de personagens populares de anime é destaque no primeiro andar da Anime Tokyo Station | ©Kyodo Images

O Governo Metropolitano de Tóquio, em colaboração com a Associação Japonesa de Animação, inaugurou recentemente a Anime Tokyo Station, uma instalação de ponta dedicada a promover a cultura anime para o mundo.

Situada no coração de Ikebukuro, distrito no centro de Tóquio, a Anime Tokyo Station ocupa uma área de cerca de 1.300 metros quadrados em três andares de um prédio localizado perto da Estação Ikebukuro.

O governo metropolitano de Tóquio gastou cerca de 500 milhões de ienes (aproximadamente 3,30 milhões de dólares) nas instalações.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike (centro), visitou as instalações da Anime Tokyo Station um dia antes da inauguração | ©Kyodo Images
A governadora de Tóquio, Yuriko Koike (centro), visitou as instalações da Anime Tokyo Station um dia antes da inauguração | ©Kyodo Images

Este centro inovador, que também funcionará como uma espécie de conceito de “museu do anime“, abriga uma coleção impressionante de aproximadamente 50.000 itens, incluindo roteiros de renomadas produções de anime.

Os materiais foram confiados ao governo metropolitano por diversas produtoras de anime que estavam considerando descartá-los, de acordo com a Kyodo News.

Além disso, o local possui um espaço dedicado a receber exposições especiais regulares.

Por ser muito popular entre os fãs estrangeiros, o anime Naruto foi escolhido para inaugurar a primeira exposição especial da Anime Tokyo Station | Reprodução NHK News
Por ser muito popular entre os fãs estrangeiros, o anime Naruto foi escolhido para inaugurar a primeira exposição especial da Anime Tokyo Station | Reprodução NHK News

Atualmente, os visitantes podem mergulhar no mundo cativante de Naruto, uma série de anime com tema ninja e que é internacionalmente aclamada e muito popular entre os fãs estrangeiros.

A exposição especial de Naruto destaca figuras tridimensionais gigantescas de amados personagens da série, capturando a atenção dos visitantes e fãs do “anime ninja“. Os visitantes podem ainda desfrutar da exibição de filmes da franquia.

VEJA TAMBÉM
Parque temático no Japão recria Vila da Folha de Naruto

A atração principal da exposição fica por conta das gigantes imagens dos personagens de Naruto |  | Reprodução NHK News
A atração principal da exposição fica por conta das gigantes imagens dos personagens de Naruto | Reprodução NHK News

Durante a inauguração realizada ontem (31), Sato Takuya, representante do Governo Metropolitano de Tóquio, expressou sua alegria com a inauguração do complexo de três andares destinado à cultura anime. Ele comentou: “Espero que, ao visitar este centro, muitas pessoas, tanto do Japão como de outros lugares, compreendam verdadeiramente a essência cativante da cultura anime”, conforme noticiou a NHK News, site de notícias da emissora estatal NHK.

Exibição por andares na Anime Tokyo Station
  • No primeiro andar, um grande monumento circular composto por cerca de 120 ilustrações de personagens de animes populares é exibido suspenso no teto.
  • Ilustrações de fundo e storyboards de “Astro Boy” estão em exibição no porão, bem como  arquivos e materiais de produção de anime.
  • A exposição especial de “Naruto” está sendo exibida no segundo andar.
Na Anime Tokyo Station, os visitantes têm acesso a preciosos arquivos e materiais de produções de animes populares | ©Kyodo Images
Na Anime Tokyo Station, os visitantes têm acesso a preciosos arquivos e materiais de produções de animes populares | ©Kyodo Images

A Estação Anime Tokyo recebe visitantes das 11h00 às 19h00, todos os dias, exceto às segundas-feiras.

Projeto para atrair o público estrangeiro

De acordo com o Asahi Shimbun, as autoridades metropolitanas de Tóquio iniciaram as discussões sobre a criação de uma instalação turística baseada na cultura anime no início do ano fiscal de 2022, quando a pandemia da Covid-19 ainda estava em seu pico. A ideia era agilizar projetos para atrair o público estrangeiro na esperada recuperação do setor turismo no período pós-pandemia.

A proposta mais atraente foi justamente a que celebrava uma instalação de exposição para materiais de anime, uma vez que existem poucos locais como este em Tóquio, embora a capital japonesa seja o lar de muitos estúdios de produção de anime e lojas de produtos relacionados.

Posteriormente, o governo metropolitano de Tóquio planeja exibir materiais valiosos de seu acervo, cuja a maioria dos ítens foi confiada ao governo por produtoras de animes e outras empresas do setor, uma vez que as mesmas pediram ajuda por não conseguirem gerir sozinhas a grande quantidade de materiais realcionados ao universo do anime japonês.

Filmes de animes populares como “Dragon Ball”, “Fist of the North Star” (“Hokuto no Ken”) e “Dr. Slump & Arale-chan” também estão sendo mantidos no acervo do governo.

A gestão da Anime Tokyo Station foi confiada à Associação Japonesa de Animação.

Ikeburo vs Akibahara

O distrito de Akihabara, em Tóquio, é conhecido há muito tempo como a cidade mundial do anime. Porém, nos últimos anos, Ikebukuro, no distrito de Toshima, tem conquistado uma fatia maior desse mercado. Lojas e instalações relacionadas a anime e mangá abriram uma após a outra em Ikebukuro, e as autoridades e empresas locais pretendem desenvolver o distrito como uma “nova cidade de anime”.

VEJA TAMBÉM
Bairro Akihabara, o paraíso dos nerds e otakus no Japão

Há três anos, o distrito restaurou o Tokiwa-so, um prédio de apartamentos onde Tezuka Osamu e outros importantes artistas japoneses de mangá passaram a juventude, e o reviveu como base para a promoção da cultura do mangá.

Ikebukuro abriga pelo menos 50 lojas especializadas em produtos relacionados a mangá e anime, incluindo a Animate Ikebukuro, que agora se autodenomina a maior loja de anime do mundo.

Uma rua de 200 metros de extensão situada a oeste do arranha-céu Sunshine 60, de 60 andares, 700 metros a leste da estação Ikebukuro, é conhecida como Otome Road (Maiden Road). Isso porque a rua é recheada de uma gama de lojas que vendem produtos relacionados a anime e mangá.

Há ainda a Mixalive Tokyo, que oferece instalações relacionadas a anime, incluindo um teatro e uma loja, foi inaugurada no distrito de Ikebukuro em 2020.

Em razão de tudo descrito acima, e muito mais, Ikebukuro foi escolhido como o local ideal para abrigar o Anime Tokyo Station. “Assim, os visitantes terão a oportunidade de visitar o centro e juntamente com as instalações vizinhas”, disse Sato Takuya.

O Ikebukuro Halloween Cosplay Festival também celebrou seu 10º aniversário este ano, atraindo cerca de 130 mil pessoas.

Por Maria Rosa / Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Policia em Saitama atua para resgatar refens em agência de correios | ©Kyodo Images

Homem faz reféns em correios após atirar em 2 pessoas em hospital no Japão

Next Article
Pessoas atravessando cruzamento em Ginza, distrito de Tóquio | ©Depositphotos

Crescimento do PMI do Japão está em ritmo de declínio

Related Posts